Exércitos do Brasil e Argentina realizam exercício militar em Santa Maria

Exércitos do Brasil e Argentina realizam exercício militar em Santa Maria

Salto no campo de instrução da cidade contou com a participação de 110 militares paraquedistas

Cláudio Isaías

Quase três mil militares participaram de saltos paraquedistas em campo de instrução nesta segunda-feira

publicidade

Como parte da Operação Arandu, um exercício militar entre os exércitos do Brasil e da Argentina, a Brigada de Infantaria Paraquedista, do Rio de Janeiro, realizou nesta segunda-feira saltos paraquedistas no campo de instrução de Santa Maria. O exercício militar conta com a presença de quase três mil militares do Brasil e da Argentina. A Operação Arandu será realizada até o dia 20 de novembro no campo de instrução Barão de São Borja (Saicã), na cidade de Rosário do Sul.

Os paraquedistas do saltaram da aeronave Amazonas, da Força Aérea Brasileira (FAB). O salto no campo de instrução de Santa Maria contou com a participação de 110 militares da Brigada de Infantaria Paraquedista, do Rio de Janeiro, e de um paraquedista do exército argentino. A Operação Arandu é um exercício militar combinado entre os exércitos do Brasil e da Argentina. Os militares dos dois países estão em Rosário do Sul para executar o que vem sendo planejado desde 2017, nas operações Hermandad, Yaguarete  e Saci Duende.

Entre as atividades do exercício militar, está a transposição de curso d'água, o que vai garantir a mobilidade da tropa diante de obstáculos aquáticos, além do emprego de foguetes do Sistema Astros. O equipamento lança-foguetes participou da Operação Amazônia, na fronteira com a Venezuela. O Astros, foi deslocado da sede do 16º Grupo de Mísseis e Foguetes, em Formosa, em Minas Gerais, por terra até a cidade de Rosário do Sul.

O treinamento militar é resultado de um compromisso internacional entre o Brasil e a Argentina, e tem o objetivo de fortalecer a diplomacia militar entre os dois países. Além da presença dos militares brasileiros e argentinos, a Operação Arandu conta com 89 blindados - os carros Leopard, da Alemanha, e os Guarani, de fabricação brasileira, e mais de 340 viaturas operacionais.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895