Exercício do Exército reúne 150 militares em Santa Maria

Exercício do Exército reúne 150 militares em Santa Maria

Treinamento na "cidade dos blindados" contou ainda com um helicóptero, viaturas de combate e de transportes

Cláudio Isaías

Simulação de Guerra no último dia do evento Conheça seu Exército, em Santa Maria.

publicidade

Com a presença de 150 militares e 20 viaturas, o 29º Batalhão de Infantaria Blindado (29º BIB), de Santa Marisa, realizou nesta quinta-feira a simulação de combate da força tarefa blindada. O exercício militar fez parte do encerramento das atividades da primeira edição do programa "Conheça Seu Exército", organizado pelo Comando Militar do Sul (CMS).

O treinamento militar contou com a presença do 1º Regimento de Carros de Combate, do Esquadrão Pantera da ala 4 e de um helicóptero Black Hawk H60L do Quinto Esquadrão do 8º Grupo de Aviação, com sede na Base Aérea de Santa Maria que tem a capacidade de transportar 25 pessoas e quatro tripulantes. O treinamento contou ainda com viaturas M 113 - viatura de transporte de pessoal, VBC (viatura blindadas de de combate) e viaturas Leopard.

O coronel André Luiz de Souza Dias, comandante do 29º BIB, ressaltou o fato da cidade de Santa Maria ser reconhecida nacionalmente como a capital dos blindados. "Na cidade, está a terceira divisão que possui a maior quantidade de blindados do Exército brasileiro e a sede da 6ª Brigada de Infantaria Blindada. Temos ainda as estruturas de ensino caracterizadas pelo centro de instrução de blindados e pelo Centro de Adestramento Sul", ressaltou.

Segundo Dias, com todas essas estruturas o Exército consegue manter o treinamento e a atualização das tropas. "Santa Maria é realmente é uma cidade com vocação para o desenvolvimento da atividade com a tropa blindada", acrescentou.

O Exército brasileiro e o argentino participam da Operação Arandu de 14 a 20 de novembro. O exercício com militares dos dois países terá o emprego de viaturas blindadas, operações aeromóveis, aeroterrestres e operações especiais com a realização de ações de transposição de cursos d'água, com o objetivo de garantir a mobilidade da tropa diante de obstáculos aquáticos, além do emprego de foguetes do Sistema Astros.

A Operação Arandu é resultado de um compromisso internacional entre Brasil e Argentina. Os dois exércitos irão a campo para executar o que vem sendo planejado desde de 2017, nas Operações Hermandad, Yaguareté e Saci/Duende.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895