Experiência mostra que é possível cultivar batatas em Marte

Experiência mostra que é possível cultivar batatas em Marte

Pesquisa da Nasa no Peru usou aparelho para simular condições no planeta em 100 tipos de sementes

AFP

Pesquisa da Nasa no Peru usou aparelho para simular condições no planeta em 100 tipos de sementes

publicidade

As batatas podem crescer em Marte, divulgou o Centro Internacional da Batata (CIP), nesta sexta-feira. A possibilidade de cultivar alimentos em outro planeta foi comprovada por pesquisa realizada no Peru em cooperação com a Nasa, Agência Espacial dos Estados Unidos.

"O cultivo sob condições como as de Marte é uma importante fase desta experiência", declarou Julio Valdivia Silva, astrobiólogo peruano. A batata foi semeada em um ambiente restrito especialmente construído, chamado "CubeSaT", que faz parte do projeto "Batatas em Marte" do CIP.



Os pesquisadores do CIP concluíram "que as futuras missões a Marte que desejarem cultivar batatas terão que preparar o solo com espaço e nutrientes para permitir que os tubérculos tenham suficiente ar e água". "Se podem tolerar as condições extremas as quais estão expostas no nosso CubeSat, têm uma boa chance de se desenvolver em Marte", disse Valdivia.

Utilizando terra adubada e similar a encontrada em Marte (seca e salgada), que os cientistas recolheram no deserto de Pampas de la Joya, no sul do Peru, o CIP aplicou no CubeSat, um ambiente hermeticamente fechado, água rica em nutrientes e um controle de temperatura seguindo o dia e a noite no Planeta Vermelho, mantendo os mesmos níveis de pressão do ar, oxigênio e dióxido de carbono do vizinho inóspito da Terra. Para a experiência, o CIP selecionou cerca de 100 variedades de batata, algumas com capacidade natural de resistir com pouca água, em terras salgadas e imunes a vírus.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895