Fachada do consulado dos EUA é depredada e 45 são presos no Rio

Fachada do consulado dos EUA é depredada e 45 são presos no Rio

Polícia prende 56 manifestantes em protesto em São Paulo

AE e Agência Brasil

Manifestação terminou em conflito no Centro do Rio

publicidade

A fachada do Consulado dos Estados Unidos no Rio, situado perto da Cinelândia, foi alvo de depredação, após protestos na região central, na noite desta terça-feira. Manifestantes usaram pedras para tentar quebrar os vidros do prédio. Na semana passada, o local também havia sido atacado. Ainda no entorno da Cinelândia pelo menos três orelhões foram arrebentados. Pelo menos 45 pessoas foram presas, das quais cinco alegavam ter menos de 18 anos de idade.

A manifestação mais uma vez terminou  em pancadaria, depredações e incêndios. Policiais militares e mascarados entraram em confronto na Avenida Rio Branco, centro do Rio, depois que o ato convocado pelos docentes já havia se dispersado na Cinelândia.

Um carro da Polícia Militar (PM) foi incendiado na Glória, bairro que fica na zona Sul do Rio, mas vizinho à Lapa, no centro, nesta noite. O veículo foi atacado por vândalos após a manifestação pacífica de professores na região central.

Por volta das 22h a situação continuava fora de controle na região central da cidade, com diversos grupos de manifestantes mascarados, muitos deles ligados ao Black Bloc, sendo dispersados com uso de bombas de gás pela Tropa de Choque, mas se reagrupando em seguida.

Os confrontos foram tão intensos que barricadas de fogo ardiam quase em frente à Biblioteca Nacional, maior acervo de livros do País. A 100 metros dali, a escadaria do Theatro Municipal abrigava mascarados que arremessavam pedregulhos e coquetéis molotov nos PMs, que reagiam com bombas. Em frente, a fachada do Museu Nacional de Belas Artes, que abriga clássicos das artes plásticas nacional, virou ponto de resistência dos manifestantes agressivos.

Um grupo de mascarados seguiu para a Rua Santa Luzia, onde atacou e botou fogo em um ônibus da PM. Logo depois apedrejou o Consulado dos EUA na Avenida Franklin Roosevelt, que teve vidraças destruídas. Por causa da confusão, várias ruas foram interditadas, pois grupos de manifestantes se espalhavam pelos bairros da região, entre eles a Lapa. A Rua Pinheiro Machado, onde fica Palácio Guanabara, sede do governo fluminense, no bairro de Laranjeiras, foi bloqueada. No local, além de grades, dezenas contingente de policiais protegem o prédio.

A todo o momento, os policiais abordam algumas pessoas, que são revistadas. Fogueiras feitas com sacos de lixo, caixas de madeira e até móveis de lojas depredadas queimam no meio da rua. O homens do Corpo de Bombeiros observam o fogo, mas só agem quando a polícia garante segurança.

PM prende 56 em São Paulo

A Polícia Militar deteve pelo menos 56 pessoas na manifestação que percorria a Marginal Pinheiros, na capital paulista, e que acabou em confronto no início da noite. Os detidos foram levados para o 89º Distrito Policial, localizado no Morumbi. Os manifestantes pediam melhorias na educação pública do estado.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895