Falha em sistema de check in atrasa 11 voos no Salgado Filho
Após filas, embarques só tiveram situação normalizada ao meio-dia
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Os atrasos superaram duas horas e voos previstos para deixar o Salgado Filho às 7h iniciaram o embarque por volta das 9h40min. Desde as 4h da madrugada, o check-in estava sendo feito manualmente pela companhia, única afetada pelo problema no aeroporto. Apesar da retomada do serviço eletrônico por volta das 9h, as filas seguiram até próximo ao meio-dia no saguão de embarque. O problema rapidamente gerou um efeito cascata, afetando voos também à tarde e em outros aeroportos — já que as aeronaves deixaram o Salgado Filho após o previsto.
A Infraero alegou que o problema foi restrito à LATAM, que tem serviço de Internet fornecido pela empresa Oi. Já a companhia aérea garantiu que a suspensão do check-in eletrônico foi causada pela Infraero durante um serviço de manutenção realizado na madrugada, que teria atingido uma caixa de equipamentos da Oi. Em nota, a empresa de telefonia também responsabilizou a Infraero pelo problema no sistema.
Queda de luz derrubou internet
A Infraero explicou nesta segunda, por meio de sua assessoria de imprensa, que uma queda de luz derrubou a Internet e outros sistemas eletrônicos no Salgado Filho durante a madrugada de hoje. A luz foi religada alguns minutos após e o sistema do aeroporto voltou a funcionar normalmente. Verificou-se, entretanto, que o sistema da LATAM não voltou a conectar ao do aeroporto — segundo a assessoria, por dificuldade de “parear a rede”.
Em nota, a LATAM Airlines confirmou que, devido a problemas operacionais no aeroporto de Porto Alegre, onze voos da companhia com origem no Salgado Filho seguiram em atraso. “A empresa esclarece que está prestando a assistência necessária aos passageiros”, informou.