Falha em sistema de check in atrasa 11 voos no Salgado Filho

Falha em sistema de check in atrasa 11 voos no Salgado Filho

Após filas, embarques só tiveram situação normalizada ao meio-dia

Fernanda Pugliero

Falha em sistema de check in atrasa 11 voos no Salgado Filho

publicidade

Uma falha no sistema de conexão à Internet prejudicou o check-in da LATAM Airlines Brasil no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, nesta segunda-feira. As filas fizeram voltas no saguão, inclusive fora da área onde os balcões da companhia aérea estão situados, em uma das pontas do Terminal. Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), das 37 partidas programadas desde a meia-noite de domingo até às 11h pelo menos sete partiram com atraso. A LATAM confirmou em nota, entretanto, 11 partidas com atraso.

Os atrasos superaram duas horas e voos previstos para deixar o Salgado Filho às 7h iniciaram o embarque por volta das 9h40min. Desde as 4h da madrugada, o check-in estava sendo feito manualmente pela companhia, única afetada pelo problema no aeroporto. Apesar da retomada do serviço eletrônico por volta das 9h, as filas seguiram até próximo ao meio-dia no saguão de embarque. O problema rapidamente gerou um efeito cascata, afetando voos também à tarde e em outros aeroportos — já que as aeronaves deixaram o Salgado Filho após o previsto. 

A Infraero alegou que o problema foi restrito à LATAM, que tem serviço de Internet fornecido pela empresa Oi. Já a companhia aérea garantiu que a suspensão do check-in eletrônico foi causada pela Infraero durante um serviço de manutenção realizado na madrugada, que teria atingido uma caixa de equipamentos da Oi. Em nota, a empresa de telefonia também responsabilizou a Infraero pelo problema no sistema.

Queda de luz derrubou internet


A Infraero explicou nesta segunda, por meio de sua assessoria de imprensa, que uma queda de luz derrubou a Internet e outros sistemas eletrônicos no Salgado Filho durante a madrugada de hoje. A luz foi religada alguns minutos após e o sistema do aeroporto voltou a funcionar normalmente. Verificou-se, entretanto, que o sistema da LATAM não voltou a conectar ao do aeroporto — segundo a assessoria, por dificuldade de “parear a rede”.

Em nota, a LATAM Airlines confirmou que, devido a problemas operacionais no aeroporto de Porto Alegre, onze voos da companhia com origem no Salgado Filho seguiram em atraso. “A empresa esclarece que está prestando a assistência necessária aos passageiros”, informou.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895