De acordo com a Anac, o descumprimento das regras da Resolução nº 141/2010 pode gerar multas que vão de R$ 4 a R$ 10 mil por passageiro. A agência ainda garante estar acompanhando o desempenho operacional da companhia e o eventual comprometimento da malha aérea por meio de fiscais atuando em diversos aeroportos e por sistema de monitoramento eletrônico contínuo de atrasos e cancelamentos de voos.
O sistema de check-in e de documentação de voos da Gol ficou inoperante das 9h30min às 11h devido a uma falha técnica na infraestrutura de rede. Segundo a companhia, nesse período os processos de check-in e despacho dos voos foram realizados de forma manual. Ainda de acordo com a Gol, o sistema está normalizado, mas os atrasos serão regularizados gradativamente até a madrugada.
Conforme dados da Infraero, até as 16h desta segunda, 213 voos da Gol partiram com atraso superior a 30 minutos, o que representa 41,2% do total, enquanto 21 voos (4,1%) haviam sido cancelados. Na última hora, 59 voos da empresa decolaram com atraso (11,4%).
Até o mesmo horário, considerando todas as companhias aéreas, 311 voos decolaram com atraso (18,2% do total), sendo na última hora 66 voos com mais de 30 minutos de atraso (11,4%). Os cancelamentos do dia somaram 75 voos (4,4%).
Há exatamente uma semana a TAM enfrentou problema semelhante. Devido a uma falha no sistema de check-in, os funcionários da companhia aérea tiveram de fazer de manualmente a impressão dos cartões de embarque e das etiquetas das bagagens.