Geral

Falta de oxigênio e contaminação da água causaram morte de peixes em Canoas

Bióloga adverte para risco de nova mortandade com o aumento da temperatura

Centenas de peixes foram encontrados mortos em Canoas na semana passada
Centenas de peixes foram encontrados mortos em Canoas na semana passada Foto : Pedro Revillion / CP
Os resultados das análises de amostras coletadas em peixes encontrados mortos na semana passada, em Canoas, comprovaram que os animais morreram pela combinação da falta de oxigênio e da contaminação da água, por carga orgânica. Foram observados níveis altos de Demanda Biológica de Oxigênio (DBO5) e Nitrogênio.

A associação da drenagem de esgoto misto para vala, localizada no bairro Mathias Velho, ao clima quente e seco nos dias do episódio comprometeu a qualidade da água. Deste modo, houve excesso de carga orgânica.

A bióloga do município, Nade Coimbra, confirmou que os locais continuarão a ser monitorados, já que há o risco de nova mortandade com o aumento da temperatura. Ficou comprovado, também, que no local onde os mais de quatro mil peixes morreram, uma vala aberta pelo DNIT, próximo as obras da BR-448, o nível de oxigênio era zero.

Bookmark and Share