Enquanto as telhas não chegam, a comunidade usa lonas para cobrir os telhados. Os moradores aproveitam o sol desta quinta-feira para secar roupas, eletrodomésticos, móveis e utensílios para casa. As aulas na Escola Municipal de Educação Infantil Carlos Arno Pretzel, que atende a 150 crianças, foram supensas. Muitos pais não foram trabalhar e não mandaram as crianças para o colégio. O prefeito contou que os funcionários da empresa que realiza a coleta de lixo também não foram para o trabalho.
Segundo o prefeito, 60% do município foi afetado pelo mau tempo. Schreinert informou que 1,5 mil casas foram destelhadas, mas que o número pode chegar a 3 mil. O bairro mais afetado foi o Princesa Isabel. O número de pessoas atingidas pode chegar a 5 mil. Schreinert já decretou situação de emergência e a Notificação Preliminar de Desastre (Nopred) deve ser enviada à Defesa Civil ainda hoje.
O granizo durou cerca de 20 minutos com pedras de gelo do tamanho de um punho fechado. Os moradores contam que se protegeram embaixo das camas e das mesas. Pelo menos 20 pessoas tiveram que ser encaminhadas para o Ginásio de Esportes do município. A maioria dos moradores, no entanto, procurou abrigo em casa de parentes e amigos.
O cadastramento dos moradores atingidos pelo granizo começou ainda ontem. Até o momento já há 800 pessoas cadastradas.
Com informações das repórteres Janine Souza e Karina Reif