Leia mais:
• Infecção respiratória causou morte de Niemeyer
• “Poucos sonharam tão intensamente”, diz Dilma sobre o arquiteto
• Clique aqui e confira a lista completa de obras, organizada de forma cronológica
Segundo ela, o principal legado do avô será o trabalho em favor da democracia e da justiça social. “É claro que Oscar Niemeyer é um ícone. A arquitetura será a representação física dele, mas há a ideológica também. Mais do que a arquitetura, (há) o trabalho que fez em favor da democracia e da justiça social”, disse Ana Lúcia.
Oscar Niemeyer morreu no Hospital Samaritano, onde estava internado desde o dia 2 de novembro, vítima de complicações renais e desidratação. Por causa de uma infecção respiratória, o arquiteto que estava na unidade intermediária do hospital, ficou sedado e respirando com auxílio de aparelhos. Niemeyer morreu às 21h55min. Ele completaria 105 anos no próximo dia 15.
Depois da missa, o corpo do arquiteto será levado para o Aeroporto Santos Dumont, de onde segue ao meio-dia para Brasília. Ele será velado no Palácio do Planalto.