Famílias gaúchas atingidas pela seca podem sacar Bolsa Família

Famílias gaúchas atingidas pela seca podem sacar Bolsa Família

Medida atinge 142 prefeituras que assinaram decreto de emergência

Correio do Povo

publicidade

Os moradores de 142 municípios gaúchos vítimas da estiagem podem sacar o Bolsa Família antecipadamente a partir desta quarta-feira. A Caixa Econômica Federal disponibilizou o saque do benefício de janeiro para as famílias cadastradas no programa. O pagamento de fevereiro também foi antecipado para o dia 14 do próximo mês. A medida beneficiará os municípios que decretaram estado de emergência.

Quem perdeu os cartões e os documentos pessoais pode procurar as prefeituras para a emissão da Declaração Especial de Pagamento, que permitirá o saque em agência bancária. A declaração é um documento de caráter provisório, emitido quando ocorre situação de emergência como nos municípios mineiros, que permite o pagamento do benefício somente no mês de referência.

Estiagem já atinge 63% dos municípios

A falta de chuvas já atinge 1.690.403 gaúchos em 313 municípios (63% do total de 496), conforme último relatório da Defesa Civil Estadual. Destes, 298 já decretaram situação de emergência. Os últimos documentos vieram de Campestre da Serra, Nonoai, Tucunduva, Erebango, Serafina Corrêa, Santo Antônio do Palma e Roque Gonzales. Outros 15 municípios emitiram Notificação Preliminar de Desastre - uma etapa prévia à decretação.

De acordo com a Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (Fecoagro), as perdas para a economia com a seca podem chegar a R$ 4 bilhões. A entidade projeta quebra de 50% na safra de milho (3 milhões de toneladas), o correspondente a R$ 1,2 bilhão; de 25% na lavoura de soja, além de perdas nas plantações de feijão e na produção de leite.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895