Farmácia Popular terá remédio contra gripe A em 40 dias

Farmácia Popular terá remédio contra gripe A em 40 dias

Nesta segunda-feira começa a vacinação contra a doença em todo o Brasil

Correio do Povo e AE

publicidade

O remédio para combater o vírus da Influenza A (H1N1), popularmente conhecida como gripe A, estará disponível na rede própria do programa Farmácia Popular do Brasil. De acordo com portaria do Ministério da Saúde, publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial da União (DOU), o Fosfato de Oseltamivir poderá ser adquirido a partir do dia 15 de abril - até 15 de março de 2011. A distribuição do medicamento é gratuita e somente será feita com a apresentação e retenção da receita médica.

Vacinação inicia na segunda-feira

Nesta segunda-feira começa a vacinação contra a gripe A em todo o Brasil. Só no Rio Grande do Sul, serão 170 mil doses no primeiro lote. Os primeiros a receber a imunização serão os profissionais de saúde e indígenas. As vacinas serão aplicadas nos locais de trabalho e nas aldeias. Como o Governo Federal disponibilizará 5 milhões de doses até maio, a Secretaria Estadual da Saúde trabalhará com grupos prioritários.

Aviso por SMS

Operadoras de celular irão colaborar na divulgação da campanha de vacinação. De acordo com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, as empresas de telefonia móvel enviarão mensagens de texto (torpedos) aos seus clientes avisando sobre o calendário.

A vacinação será direcionada a cinco grupos prioritários, de acordo com a faixa etária e características do público alvo, segundo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Apenas pessoas que possuem alergia ao ovo não poderão tomar a vacina. Ela é gratuita e para ser imunizado basta comparecer ao posto de saúde com o RG e a carteira de vacinação, no caso das crianças.

Internauta poderá ser informado por e-mail

O internauta poderá se cadastrar no site do Ministério da Saúde, informar sua faixa etária e pedir para ser avisado por e-mail da data de sua imunização. Segundo Temporão, um em cada dois brasileiros receberá a vacina. "Praticamente todas as pessoas terão um integrante de sua família sendo vacinado". A primeira etapa começa segunda-feira para profissionais de saúde e indígenas.

Confira o calendário de vacinação:

Profissionais de saúde e indígenas - 8 de março a 19 de março
Gestantes, doentes crônicos e crianças de 6 meses a 2 anos - 22 de março a 2 de abril
Jovens de 20 a 29 anos - 5 de abril a 23 de abril
Idosos (mais de 60 anos) com doenças crônicas - 24 de abril a 7 de maio
Adultos de 30 a 39 anos - 10 de maio a 21 de maio

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895