Farmacêuticos relatam aumento na procura por testes rápidos em Porto Alegre

Farmacêuticos relatam aumento na procura por testes rápidos em Porto Alegre

Número de infecções aumentou segundo funcionários de farmácias da Capital

Giulia Piaia

publicidade

Testes rápidos de Covid-19 estão em falta em algumas farmácias da Capital gaúcha devido à alta demanda depois das celebrações de ano novo. A reportagem do Correio do Povo percorreu algumas farmácias do centro da cidade e ouviu relatos dos responsáveis pelos estabelecimentos não apenas sobre o aumento da procura, mas também sobre o aumento de resultados positivos. Segundo a gerente da Farmácias Associadas na Rua dos Andradas, Joara Simoni Oliveira, até a tarde dessa terça-feira, já haviam sido realizados onze testes.

“Em dezembro, o costume era fazermos dois ou três testes por dia. A busca aumentou muito”, disse a gerente. Dos onze testes feitos no dia 04, nove tiveram resultado positivo. Já na Panvel Rua da Praia, apesar do aumento na procura pelos testes, os funcionários disseram não ter havido aumento no número de casos positivos.

Funcionários de uma farmácia São João na Rua dos Andradas também relataram aumento na demanda de testes por Covid-19, principalmente após o ano novo, em contraste com as comemorações de Natal. Em algumas unidades da São João, como a da Rua Cel. Aparício Borges, os testes estavam em falta na noite de terça-feira e, segundo a atendente, seriam repostos no dia seguinte. A rede Panvel por sua vez, indisponibilizou a venda e agendamento de testes pelo seu site, até a normalização dos estoques, e disse, em nota:

“A Panvel Farmácias informa que tem observado uma alta demanda pelas testagens de Covid-19, em especial nas lojas do litoral. A rede trabalha para a reposição dos estoques e ampliação da capacidade de atendimento, a fim de que todos os clientes possam fazer o teste. As lojas do litoral, Porto Alegre e Grande Porto Alegre estão com estoques baixos e terão reposição ao longo dos dias”. As duas redes instruem que se faça contato telefônico com a unidade desejada para a aquisição do teste previamente, para verificar se está disponível na filial.

As redes de farmácias mencionadas disponibilizam testes rápidos do tipo Antígeno (AG), com opções oral e nasal, com resultado em até 15 minutos. A indicação é que a coleta seja realizada 48 horas após o início dos sintomas ou contato com casos suspeitos. Os valores variam de 89,90 a 100 reais. Existem ainda vários testes de que verificam a presença de anticorpos no sangue e um teste que verifica tanto a infecção por Covid-19 quanto por influenza.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895