Fecomércio inaugura espaço de inovação no Instituto Caldeira

Fecomércio inaugura espaço de inovação no Instituto Caldeira

O espaço faz parte da iniciativa Lab Fecomércio

Giullia Piaia*

A estrutura conta com ambientes descontraídos.

publicidade

O sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac inaugurou na quinta-feira um espaço dentro do Instituto Caldeira, uma instuição sem fins lucrativos que conecta empresas, universidades e startups para estimular a inovação no Rio Grande do Sul. 

Com o novo espaço, localizado no 4º Distrito, a Fecomércio fica inserida em um ambiente de inovação. "Nosso papel aqui é absorver e aproveitar o que está sendo feito aqui dentro e, com a capilaridade da Fecomércio, multiplicar o que faz sentido", comentou Giancarlo Giacomelli, responsável de inovação da Federação.

"Esse é um espaço social, de colaboração. Nós promoveremos atividades, como hackatons, voltadas para soluções e inovações no comércio", explica Giacomelli. A startup vencedora do desafio poderá então fazer parte da incubadora Lab Fecomércio, recebendo um apoio para o desenvolvimento das soluções apresentadas. "Esse espaço é uma continuidade do Lab, aqui é o espaço de conexão, lá o espaço de desenvolvimento", finaliza. A formação de programadores pelo Senac também passará a acontecer no espaço dentro do Instituto Caldeira.

"A gente está muito entusiasmado. Uma das principais lentes do Instituto Caldeira é com a educação, nossa preocupação com a falta de pessoas capacitadas para a Nova Economia. Ter um parceiro como o sistema Fecomércio nos dá a certeza que podemos ser um setor de transformação", salientou Pedro Valério, diretor executivo da instituição.

O presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn, destacou a importância da parceria. "Inaugurar um espaço para projetar soluções para o desenvolvimento do nosso estado é essencial", afirmou. Segundo Bohn, promover a cultura da inovações é um dos pilares da atuação da Fecomércio. "A conexão entre empresas de diferentes segmentos é essencial para a sustentabilidade das organizações e contribui com o desenvolvimento", complementou. 

A pandemia acelerou transformações e trouxe tantas mudanças, principalmente na relação com o digital, trouxe muitas coisas novas, que, segundo o presidente da Fecomércio, devem ser vistas como uma oportunidade. "Pensar em soluções para o futuro é essencial no momento em que vivemos. Por meio da parceria com o Instituto Caldeira, queremos tornar concreto mais uma série de iniciativas da Fecomércio para a comunidade", concluiu. 

*Sob supervisão de Luciamem Winck


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895