Feira do Peixe lança 242ª edição e também comemora 250 anos de Porto Alegre

Feira do Peixe lança 242ª edição e também comemora 250 anos de Porto Alegre

Evento contou com um público estimado entre 500 a 600 pessoas

Felipe Faleiro

Prefeito Sebastião Melo marcou presença no lançamento da 242ª Feira do Peixe de Porto Alegre

publicidade

O lançamento da 242ª Feira do Peixe de Porto Alegre, neste domingo (3), foi marcado pela emoção. Tradicionalmente, o evento é lançado na Colônia de Pescadores Z-5, na Ilha da Pintada, e, neste ano, coincidiu com as celebrações dos 250 anos da Capital, bem como o centenário da própria colônia de pescadores, comemorados no final de 2021. “Apesar da chuva, transcorreu tudo tranquilo. Tivemos atividades culturais, como shows, e também a feira de artesanato. Foi muito bom o evento”, afirma o presidente da Colônia Z-5, Gilmar da Silva Coelho.

De acordo com ele, foram comercializados mais de 300 peixes assados e o público estimado foi em torno de 500 a 600 pessoas. A abertura é uma preparação, explica Gilmar, à Feira do Peixe, que ocorre no Largo Glênio Peres, no Centro Histórico, entre os dias 11 a 15 de abril, e na Restinga e em Belém Novo, de 13 a 15 de abril. O local terá quatro bancas de alimentação e mais de 45 bancas de pescados. “A maior parte dos vendedores será de pessoas da comunidade”, afirma ele.

No evento deste domingo, em alusão aos 100 anos da Z-5, ainda foram homenageados ex-presidentes e integrantes da corte. Grupos culturais da ilha também se apresentaram. “Temos, aqui, um local bem privilegiado, pois ficamos defronte à cidade de Porto Alegre, e conseguimos ter a visão do Centro. Se não fosse a chuva, com certeza teríamos um público bem maior”, comenta Gilmar, convidando a população a saborear o tradicional peixe na taquara da colônia, servido todos os domingos. O embarque é na Usina do Gasômetro e a descida é na Ilha da Pintada.

É possível também ir de carro até o local e utilizar o estacionamento da Colônia de Pescadores Z-5. A jovem Mariana Costa, 18 anos, estudante de Direito, mora na Ilha da Pintada e compreende bem a importância do evento. A família dela está diretamente ligada aos pescadores. “Participo desde sempre do evento, eu e meus familiares. A Feira do Peixe é muito importante para os pescadores da região das ilhas, atividade econômica que alimenta milhares de famílias dessa região”, salienta ela. A colônia Z-5 conta, atualmente, com cerca de 1,4 mil associados.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895