Fepam estima que 15 mil litros de combustíveis tenham vazado em Arroio dos Ratos

Fepam estima que 15 mil litros de combustíveis tenham vazado em Arroio dos Ratos

Devido ao dano ambiental, a empresa vai ser multada

Lucas Rivas / Rádio Guaíba

Devido ao dano ambiental, a empresa vai ser multada

publicidade

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) estima que 15 mil litros de combustíveis – óleo diesel e gasolina – tenham vazado no Arroio Colombo após o tombamento de um caminhão-tanque bi-trem na BR 290 em Arroio dos Ratos, na região Carbonífera. O Arroio Colombo deságua no rio Jacuí e no estuário do Guaíba. O acidente ocorreu na manhã desta quinta-feira. O caminhão tinha 43 mil litros de combustíveis – 20 mil litros de diesel e 23 mil litros de gasolina. Desse total, 30 mil litros vazaram, metade para dentro da água.

Para o engenheiro químico da Fepam, Vilson Trava Dutra, a contaminação do Arroio Colombo pode impactar na diretamente biodiversidade da região. “Pela velocidade de óleo que apareceu no Arroio Colombo, no mínimo deve ter vazado 15 mil litros, já causando poluição ambiental. O óleo consome o oxigênio da água e pode causar mortandade de peixes. A oleosidade também forma uma camada superficial contaminando todo os seres vivos do rio”, disse. Devido ao dano ambiental, a empresa vai ser multada. Os valores serão fechados quando o total de combustível que vazou for computado.

Dutra adiantou que um pó químico também foi jogado sobre a rodovia para absorver o combustível na estrada, evitando os riscos de explosões. Além disso, barricadas seguem sendo montadas para amenizar a contaminação do arroio e do solo na região. A troca desses equipamentos absorventes deve ser diária.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) estima que o trânsito continue bloqueado, pelo menos até as 17h desta quinta-feira, no km 149 da BR 290. O bi-trem tombou após colidir contra um caminhão sem carroceria. Ninguém ficou ferido.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895