Feriadão em Porto Alegre tem movimento tranquilo de vacinação contra gripe e Covid-19

Feriadão em Porto Alegre tem movimento tranquilo de vacinação contra gripe e Covid-19

Atendimento vai até as 16h

Felipe Nabinger

publicidade

O sábado em meio ao feriadão de Páscoa é também de garantir a imunidade contra a Covid-19 e a gripe em Porto Alegre. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza a primeira dose e a segunda dose de Coronavac e de Pfizer para crianças de 5 a 11 anos nas unidades de saúde Santa Marta e Timbaúva. Para pessoas acima dos 12 anos, há aplicação de primeira, segunda, terceira e quarta doses no Shopping João Pessoa, mesmo local em que estão disponíveis as vacinas da gripe para idosos com mais de 60 anos e profissionais de saúde.

“Vou tomar a terceira dose. Tive que adiar, pois tive Covid. Aproveitei o feriado, pois caso dê algum sintoma, não prejudica o trabalho e posso descansar em casa”, afirmou o engenheiro Victor Garzón, 39, que procurou o serviço no shopping. Ele disse que teve reações à primeira dose, mas não quando tomou a segunda. Independentemente disso, Garzón frisa a necessidade de se imunizar. “Tem que tomar. Não tem como não”. 

Atrás dele na fila, o aposentado Henrique Gentile Menezes,78, foi ao local em busca da vacina da gripe, mas ressaltou que, com o dobro da idade do engenheiro, já havia tomado três doses contra a Covid-19 e aguardava com expectativa a quarta aplicação, disponível para quem tem mais de 80 anos de idade e imunocomprometidos a partir de 12. Sobre o imunizante contra quatro tipos de influenza, ele frisa que toma todos os anos desde os 60 anos de idade. “Faço a vacina da gripe há 18 anos e ela funciona”, garante. Ele decidiu ir ao local de vacinação no feriadão pois imaginou que o movimento seria menor.

De fato, a movimentação na parte da manhã foi tranquila. A coordenadora responsável pela imunização no local, Sabrina Soares, acreditava que a temperatura mais fria pela manhã faria com que as pessoas procurassem a vacina um pouco mais tarde. “Acreditamos que à tarde aumente o movimento”, disse. O atendimento é das 9h às 16h. Na parte da manhã, foram aplicadas 73 doses de vacina contra a gripe e 60 contra a Covid-19 na unidade instalada no shopping. Pouco antes das 13h, havia cerca de 20 pessoas na fila. No domingo não é realizada a vacinação.

Pessoas com sintomas de Covid-19 – febre ou sensação de febre, cansaço, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, coriza, diarreia, alteração no olfato ou no paladar, fraqueza e dor muscular – são orientadas a procurar um dos pronto-atendimentos ou a UPA Moacyr Scliar, com funcionamento nas 24 horas do dia. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895