A Operação começou às 23h59min da última quarta-feira e vai até à meia-noite de domingo. Até o momento, foram registradas mais de 6,6 mil infrações de trânsito, 711 veículos foram recolhidos aos depósito e 175 carteiras de habilitação foram retidas. Em todo o Estado foram fiscalizados mais de 50,5 mil veículos.
A 21ª edição da Operação Viagem Segura reúne recursos materiais e humanos de uma parceria entre Detran/RS, Brigada Militar e Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil e órgãos de trânsito municipais, sob a coordenação do Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito e o apoio de Famurs e Cetran/RS.
A média de óbitos por dia de feriadão é de 6,3 desde o começo da Operação, em 2011. O feriado Farroupilha tem se mantido ligeiramente abaixo desta média, com seis vítimas fatais por dia. Este feriadão já registrou 15 mortes no local do acidente, mais dois óbitos ocorridos depois, no hospital. Além disso, 271 pessoas ficaram feridas. Estes são os resultados de 637 acidentes ocorridos nas ruas e estradas gaúchas.