Feriado da República altera rotina dos serviços e comércio

Feriado da República altera rotina dos serviços e comércio

Confira o que abre e fecha a partir de amanhã

Correio do Povo

Feriado da República altera rotina dos serviços e comércio

publicidade

Último feriado antes do verão, as comemorações da Proclamação da República, nesta sexta-feira, vão mudar a rotina e o funcionamento dos serviços públicos e privados. Quem estiver na Capital deverá ficar atento aos horários diferenciados do comércio, que poderá funcionar, de acordo com o Sindilojas Porto Alegre. Segundo a Associação Gaúcha dos Supermercados (Agas), os estabelecimentos estarão de portas abertas nesta sexta-feira, mas poderão adotar horários diferenciados.Os shoppings vão abrir no feriado com horários diferenciados. Praças de alimentação e cinemas funcionarão normalmente, enquanto as lojas seguirão orientações dos proprietários quanto à abertura.

• Mais de 50 mil vão deixar Porto Alegre de ônibus

As agências dos Correios estarão fechadas, mas voltam a reabrir no sábado. Os serviços públicos não funcionarão amanhã, só retornando às atividades normais na segunda-feira. A exceção é para os serviços de emergência, que têm atendimento 24 horas ou em regime de plantão. Em Porto Alegre, maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 156.

A rede bancária, por sua vez, estará fechada amanhã. A recomendação é que os clientes antecipem hoje o pagamento das contas nas agências ou utilizem formas alternativas, como a Internet, os caixas eletrônicos e as agências lotéricas. O transporte público em Porto Alegre funcionará com tabela de feriado, o que significa menos horários disponíveis. A Trensurb também adotará horário reduzido. Os táxis circularão com bandeira 2.

Os alunos da Ufrgs e da PUCRS somente terão aulas na segunda-feira. Os cursos de graduação da Unisinos seguirão o calendário pré-definido e os demais deverão fazer feriadão. As escolas da rede municipal de Porto Alegre fecharão as portas amanhã, retornando apenas na segunda-feira. Na rede estadual, cada escola segue o seu próprio calendário, mas a expectativa é de que a maioria opte pelo feriado prolongado.

A Centrais de Abastecimento (Ceasa/RS) não abrirá amanhã. No sábado, o serviço de flores funcionará na parte da manhã. No Centro, o Mercado Público estará fechado no feriado, mas abrirá normalmente no sábado, das 7h30min às 18h30min. Em Porto Alegre, será possível aproveitar algumas atividades de lazer. A Feira do Livro segue até o domingo. A Linha Turismo funcionará com roteiros pelo Centro e zona Sul. O valor do ingresso integral é de R$ 20.

República completa 124 anos

Nesta sexta-feira completam-se 124 anos de um momento emblemático da história política brasileira: a Proclamação da República, que marcou o fim da monarquia, e foi sucedida pela instalação de um governo provisório.

O movimento nasceu do desejo compartilhado entre militares, empresários, políticos e a população de uma maneira geral, cansados que estavam do autoritarismo adotado pela monarquia. O desgaste foi influenciado por questões ligadas à abolição da escravatura, já que o império deixara de indenizar proprietários de escravos, ampliando a insatisfação com o governo.

Liderado pelo marechal Deodoro da Fonseca, que depois veio a assumir a Presidência da República, o ato mais representativo foi a proclamação propriamente dita, na Praça da Federação, no Rio de Janeiro, que à época, era a capital do Império. Naquele momento, o então imperador, Dom Pedro II, foi destituído do cargo.

Desde então, a população foi consultada uma vez, em 1993, sobre a forma e o sistema de governo preferido. O plebiscito, previsto na Constituição de 1988, manteve o regime republicano, com o apoio do sistema presidencial.



Bookmark and Share

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895