Filas marcam o primeiro dia de vacinação para idosos a partir de 75 anos em Porto Alegre

Filas marcam o primeiro dia de vacinação para idosos a partir de 75 anos em Porto Alegre

Tempo de espera em alguns locais foi de quase 40 minutos

Cláudio Isaías

publicidade

O primeiro dia de vacinação dos idosos, a partir de 75 anos ou mais, contra a Covid-19, foi marcada por filas nos postos de saúde de Porto Alegre. Na manhã desta quarta-feira, o movimento foi intenso na Unidade de Saúde Morro Santana, na zona Norte da Capital. Os funcionários da unidade de saúde trataram de organizar a fila de quem foi realizar a primeira dose do imunizante. A aplicação da vacina foi feita em 21 unidades de saúde e dois drive-thrus.

A dona de casa Luiza Meirelles, 75 anos, chegou depois das 10h no posto de saúde. "Estou feliz por realizar a vacina e espero que todos os brasileiros também possam ser imunizados o mais rápido possível", ressaltou. O aposentado Miguel Menezes, 75 anos, foi sozinho a unidade de saúde para receber a primeira dose da Coronavac. "Tenho certeza que vamos vencer essa doença", comentou. Além da vacinação dos idosos a partir dos 75 anos ou mais, também foram imunizadas as pessoas que haviam recebido a primeira dose da Coronavac. 

No Centro de Saúde Modelo, e na unidade Santa Cecília, ambas no bairro Santana, houve fila e grande procura durante a manhã pela vacinação. Os idosos que chegavam ao local recebiam uma senha, e o tempo de espera não passou dos 15 minutos. Duas tendas do Exército foram colocadas montadas no pátio do posto e cadeiras para que as pessoas aguardem sentadas até serem chamadas.

Estimativa aponta para imunização de mais 6 mil pessoas 

A estimativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é que mais seis mil pessoas na faixa etária dos 75 anos sejam imunizadas em Porto Alegre. No drive-thru do Big Sertório, na avenida Sertório, na zona Norte, haviam sido aplicadas mais 300 doses da vacina até as 11h. Servidores da SMS e militares do Exército informaram que o movimento foi tranquilo no começo da manhã: O tempo de espera foi de aproximadamente 40 minutos na fila até receber a vacina. No drive-thru do BIG do BarraShoppingSul, a movimentação também foi tranquila para a realização da imunização.  

A SMS informou que a vacinação está garantida para todo o público das faixas etárias desta primeira fase da campanha, independente do horário de chegada à unidade de saúde. Por isso, não é necessário chegar cedo. Os idosos devem apresentar um documento de identidade com CPF e comprovante de residência de Porto Alegre. Já os idosos que farão a segunda dose devem levar a carteira de vacinação onde consta o registro da primeira dose.

As equipes de saúde prosseguem com visitas domiciliares para imunizar idosos acamados, além da aplicação da segunda dose em idosos e pessoas com deficiência que vivem em instituições de longa permanência, cuidadores, profissionais de saúde e populações indígenas e quilombolas. A Secretaria Municipal da Saúde informou que a vacinação de pessoas de 75 anos ou mais terá continuidade no dia de hoje até que se decida por outra faixa etária.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895