Filhote de baleia franca é encontrado encalhado em Tramandaí

Filhote de baleia franca é encontrado encalhado em Tramandaí

Animal foi encontrado já sem vida, na manhã deste sábado

Correio do Povo

Filhote de baleia franca encalhou em Tramandaí

publicidade

Um filhote de baleia franca foi encontrado morto, encalhado, na manhã deste sábado, em Tramandaí, no litoral Norte. O animal, de acordo com o professor da Uergs e presidente do Grupo de Estudo de Mamíferos Aquáticos do RS, Paulo Henrique Ott, é um macho recém nascido e ainda tinha marcas do cordão umbilical.

O filhote, que mede cerca de cinco metros, foi encontrado quase em frente ao condomínio Quebra Mar na manhã deste sábado, já sem vida, e foi retirado da água pelos bombeiros por volta das 9h30min. Não se sabe, entretanto, se o animal encalhou na noite de ontem ou nas primeiras horas de hoje. Não se sabem as circunstâncias que levaram a baleia a encalhar.

Conforme o professor Ott, as baleias franca são uma espécie migratória, tal como a jubarte. Entretanto, a viagem delas é menor: “Elas costumam se alimentar em regiões subantárticas e se reproduzem nos litorais da Argentina e, no Brasil, próximo ao Rio Grande do Sul e Santa Catarina”, explicou. Amostras do filhote foram recolhidas para estudos.

“A baleia franca ainda é considerada uma espécie ameaçada de extinção, pois por muitos anos foi uma das espécies mais caçadas. A população foi muito reduzida pela caça e ainda é pequena se comparar com décadas atrás”, afirmou Ott. “Hoje os riscos e ameaças são outros que não a caça.”

Neste ano, houve pelo menos dois casos de encalhamento de baleias jubarte nas praias do litoral Norte do Rio Grande do Sul.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895