Filhote de bugio sobrevivente comemora um ano no Gramadozoo

Filhote de bugio sobrevivente comemora um ano no Gramadozoo

Animal encontrado com lesão grave no ombro foi tratado no hospital da instituição

Halder Ramos

Filhote de bugio sobrevivente comemora um ano no Gramadozoo

publicidade

O aniversário de um ano do filhote de bugio-ruivo batizado “Chocolate” será comemorado com uma série de atividades no Gramadozoo, em outubro. O primeiro ano do animal também será uma celebração à sua sobrevivência, já que ele chegou ao hospital do zoológico com uma grave lesão no ombro, quase sem vida, em dezembro.

Segundo o veterinário Renan Stadler, responsável técnico do Gramadozoo, o filhote tinha uma fratura exposta no braço e uma grande área de necrose. Depois de medicado, Chocolate foi submetido a uma cirurgia para amputação do braço. “Foi necessário estabilizar o quadro de saúde dele antes da cirurgia”, explicou Stadler.

O veterinário acredita que a mãe do animal tenha morrido após ser atingida por um tiro de espingarda. “Os macacos filhotes vivem agarrados à barrida da mãe até o sexto mês. Quando ele chegou aqui, com aproximadamente dois meses, seu quadro de saúde inspirava cuidados. Se ele tivesse ficado na natureza, não conseguiria resistir ao ferimento”, afirmou.

No pós-operatório, além de alimentação especial de duas em duas horas, Chocolate foi submetido a jogos e brincadeiras para aprender a viver sem o braço amputado. “Hoje, ele está totalmente recuperado. Brinca, pula e interage. Além da mamadeira, ele come frutas. Apesar de não ter o braço, consegue subir em galhos e fazer outras brincadeiras”, disse o veterinário.

Stadler afirmou que Chocotale permanece no hospital do zoo, mas será encaminhado em breve para um projeto de conservação de primatas.

A equipe de educação ambiental do parque preparou atividades especiais diárias para as crianças que visitarem o Gramadozoo na Semana das Crianças, de 11 a 14 de outubro. Elas poderão participar de sorteios e ajudar os veterinários na alimentação dos pinguins. Haverá ainda sessões de pintura artística no rosto, oficinas e jogos da natureza e peças teatrais.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895