Filhotes de pinguim trocam as penas em zoo da Serra

Filhotes de pinguim trocam as penas em zoo da Serra

Animais se preparam para o inverno e terão a coloração do tradicional “smoking”

Correio do Povo

Filhotes de pinguim fazem primeira troca de penas no Gramadozoo

publicidade

Os pinguins de magalhães do Gramadozoo estão trocando de traje, ou melhor, de penas. Enquanto os animais adultos iniciaram o período anual de renovação das penas, os filhotes fazem a primeira troca em preparação para vestir a nova roupa.

Com um ano e dois meses, as aves nascidas no parque passarão a “vestir” smoking. “Os filhotes tem uma coloração característica com as penas mais acinzentadas. Depois de adultos, os traços em preto e branco ficam mais definidos”, descreveu o veterinário Renan Alves Stadler, responsável técnico do local.

Conforme Stadler, os pinguins podem ficar até quatro semanas sem comer durante o período de troca. “Eles armazenam gordura antes de começar a mudança de penas”, contou. Segundo ele, as aves receberam suplementação alimentar e medicação em preparação para a fase de troca.

O veterinário explicou que os animais podem ter uma baixa na imunidade. “No período, os animais não entram na água, já que ficam sem a proteção das penas e mais suscetíveis ao frio. Além de renovar as penas, a troca é uma preparação para aguentar o inverno.”

Para explicar sobre a troca anual, educadores ambientais do Gramadozoo realizam atividades ocupacionais junto ao local dos pinguins. Os visitantes podem acompanhar as explicações durante todo o feriadão de Carnaval.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895