Fim de semana deve ter chuva intensa e frio

Fim de semana deve ter chuva intensa e frio

Em Santa Catarina, município de Urubici registrou um caso raro de chuva congelante

MetSul

Chão ficou coberto de flocos brancos

publicidade

O fim de semana será de tempo instável no Rio Grande do Sul, com risco de chuva forte, sobretudo no domingo. Não estão descartados volumes de 100 a 200 milímetros nos próximos dias em quase todo o Estado, o que pode levar à cheia de alguns rios como o Uruguai. A temperatura deve se elevar bastante em relação ao que vem se registrando, sobretudo nas mínimas, mas o frio prossegue, já que as máximas devem continuar bastante baixas à tarde.

Os observadores da MetSul Meteorologia Marcelo Albieri e Caio Souza descreveram como ”toda congelada”a paisagem que encontraram na tarde desta sexta no Morro da Igreja, a uma altitude de 1800 metros, em Urubici (SC). As árvores estavam envoltas em gelo, resultado da chuva congelante que caiu durante o dia. Algumas das fotos sugerem também que ocorreu a queda de neve na região, apesar militares da base da Aeronáutica no alto do Morro dizerem o contrário.

Conforme o meteorologista Eugenio Hackbart, foi verificado no Morro da Igreja o fenômeno conhecido como chuva congelante (freezing rain, em inglês). Diferentemente da chuva congelada (sleet), em que a precipitação é sólida, a chuva congelante cai na forma líquida com gotas de chuva super-resfriadas que congelam ao atingir superfícies.

“Esse fenômeno é mais raro de ser verificado no Sul do Brasil do que neve. Nos Estados Unidos costuma provocar enormes transtornos ao atingir grandes cidades”, explicou. A chuva congelante só foi verificada na região em 1984 e 2005.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895