Fiscais encontram colchões e poltronas em contêineres na Capital

Fiscais encontram colchões e poltronas em contêineres na Capital

Cerca de 150 notificações por descarte de lixo já foram aplicadas desde a semana passada

Ronaldo Berwanger / Rádio Guaiba

publicidade

Fiscais do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) já encontraram colchões, móveis desmontados e até um carrinho de bebê abandonado nos contêineres exclusivos para lixo orgânico, em Porto Alegre. Também já foram recolhidos poltronas, cadeiras e vasos sanitários nos equipamentos. Conforme o DMLU, a Operação Caneta, iniciada na semana passada, já soma 150 notificações.

A fiscalização informou que essas ocorrências atípicas são isoladas e que a situação é mais crítica em contêineres instalados perto de restaurantes e no bairro Cidade Baixa. No primeiro caso, o compartimento recebe um volume incompatível de lixo orgânico e, no segundo, há muitas garrafas pets e de vidro.

As vistorias da Operação Caneta iniciaram na quarta-feira da semana passada, percorrendo ruas da Cidade Baixa. A multa, caso o notificado não apresente defesa, pode variar de R$ 62 e R$ 237, de acordo com o Código Municipal de Limpeza Urbana. Em caso de reincidência, ela é maior.

De acordo com o supervisor de operações do DMLU, Adelino Lopes, a meta da prefeitura é ampliar os pontos especiais de descarte de lixo, as chamadas Unidades de Destino Certo (UDCs). Hoje só há uma instalada, na Vila Cruzeiro, na zona Sul da Capital. Conforme Lopes, a UDC atende a pequenos geradores de lixo e não recebe detritos orgânicos nem descartes maiores do que 0,5 metro cúbico.”Vamos construir mais cinco este ano e pretendemos chegar a 16 até o fim do ano que vem. Esse projeto é a nossa grande ferramenta de combate aos focos de lixo”, explicou.

Bookmark and Share

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895