Fiscalização intensificada contra comércio ilegal nos cemitérios de Porto Alegre

Fiscalização intensificada contra comércio ilegal nos cemitérios de Porto Alegre

Ação ocorreu das 9h às 13h nesta segunda-feira

Cláudio Isaías

Monitoramento ocorreu desde cedo nos principais cemitérios da Capital

publicidade

A fiscalização da Prefeitura foi intensa nos cemitérios de Porto Alegre. Desde cedo, a Diretoria de Fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Smde) esteve com agentes no entorno dos principais cemitérios como foi o caso do João XXIII, Santa Casa, São Miguel e Almas, São José, Jardim da Paz.

A fiscalização foi realizada das 9h às 13h, com o objetivo de coibir o comércio ilegal de flores e lanches e evitar que as atividades bloqueassem as vias de acesso de pedestres. Todas as ações contaram com o apoio da Comissão Municipal de Serviços Funerários, ligada à SMDE. 

Nas avenidas Oscar Pereira e Natal, os agentes da Guarda Municipal realizaram a abordagem de flanelinhas que tentavam se posicionar na frente dos cemitérios para cobrar dos visitantes que estacionavam seus carros na região dos cemitérios. Os agentes de dupla em motocicletas conversavam com os flanelinhas e pediam que eles deixassem os locais imediatamente. A Brigada Militar também marcou presença com a realização de policiamento nas avenidas Oscar Pereira e Natal, e na rua Guilherme Schell. 

O monitoramento da polícia militar aconteceu também no entorno do complexo de cemitérios da zona Sul e no Jardim da Paz, na Estrada João de Oliveira Remião, na zona Leste de Porto Alegre. Os agentes da Guarda e da Diretoria de Fiscalização da Smde estiveram também nos cemitérios municipais que funcionaram com horários especiais durante o Dia de Finados: o cemitério São João, na rua Ari Marinho, o da Tristeza, na rua Liberal, e o de Belém Velho, na rua Nossa Senhora do Rosário.

Os agentes da EPTC ficaram responsáveis pela circulação de carros, ônibus e lotações na região dos bairros Azenha e Medianeira que se intensificou por volta das 10h no sentido do Centro para o bairro. Em razão do feriado do Dia de Finados, os ônibus da Capital circularam com tabela horária de domingo.

Além disso, neste ano, por conta da pandemia da Covid-19 e em respeito às medidas de prevenção, as linhas especiais Cemitério ficaram fora de operação. Já a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) intensificou os serviços de manutenção nos locais, com limpeza e pintura do meio-fio das calçadas e muros, além de roçada.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895