Fortunati oficializa gratuidade da segunda passagem de ônibus
capa

Fortunati oficializa gratuidade da segunda passagem de ônibus

Benefício no transporte coletivo da Capital começa a valer em 1º de julho

Por
Correio do Povo

Fortunati oficializa gratuidade da segunda passagem de ônibus

publicidade

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, anunciou, na manhã desta terça-feira, melhorias no transporte coletivo em Porto Alegre e na Região Metropolitana. A partir de 1º de julho, entram em vigor a segunda passagem integrada grátis (inclusive para estudantes), a implantação do cartão SIM da Trensurb, a integração do TRI e do SIM (com desconto para usuários do vale-transporte e da passagem antecipada). Já em 15 de julho, começa a compra dividida de créditos escolares.

Para Fortunati, as novidades facilitam o deslocamento e trazem economia para a população. “Serão beneficiadas especialmente as pessoas que têm menor renda, que acabam caminhando um trecho às vezes longo para não pagar a segunda passagem”, afirmou. O prefeito também salientou que, desde 2010, foram substituídos 142 ônibus em Porto Alegre e 58 novos foram agregados à frota, de um total de 1.650, divididos em 350 linhas.

Também participaram da reunião o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari; o presidente da Trensurb, Humberto Kasper, e o presidente da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), Enio Roberto dos Reis.

Confira as mudanças no transporte coletivo:

Segunda passagem grátis

Atualmente, quem desce do primeiro coletivo e embarca no seguinte em até 30 minutos recebe 50% de desconto na passagem. A partir do dia 1° de julho, o desconto será de 100% para quem faz o embarque dentro do tempo da integração. Além disso, o benefício será estendido aos estudantes e professores.

Integração TRI e SIM
Em dezembro de 2009, foi criado o cartão SIM de passagem antecipada e, em novembro de 2010, o cartão SIM para idosos. No dia 1° de julho, começa o cadastramento para usuários do vale-transporte do trem. A implantação do cartão SIM trará também a inclusão de uma nova vantagem: o passageiro terá desconto de 10% quando utilizar os dois meios de transporte.

Compra fracionada de passagem escolar
A mudança consiste na possibilidade de mais de uma compra de passagens por mês. No momento, o professor ou estudante pode realizar apenas uma recarga. Com a alteração, será possível fazer até quatro compras mensais, desde que não exceda o limite de créditos permitido, que é de 75 passagens ou 150 para quem comprova necessidade.

Bookmark and Share