Frente Parlamentar defende bancos públicos contra privatizações
capa

Frente Parlamentar defende bancos públicos contra privatizações

Bancários realizaram ato nesta segunda no Centro Histórico

Por
Heron Vidal

Bancários realizou caminhada até a sede da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras

publicidade

Um ato em defesa dos bancos públicos e contra a privatização do setor reuniu bancários nesta segunda-feira em protesto realizado no Centro Histórico de Porto Alegre. Após caminhada até a sede da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras (Fretrafi-RS) foi lançada a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos. Serão criadas frentes de apoio aos bancos nos estados, que servirão também para denunciar o uso político das instituições em benefício dos grandes negócios.

Segundo o coordenador da Frente, deputado federal Zé Carlos (PT-MA), a Caixa Federal está na lista do governo. Mas um terço da Câmara dos Deputados e um terço do Senado aderiram à luta “para frear a intenção do governo Temer”, disse.

Já estão com a Frente, conforme o deputado, 170 deputados e 27 senadores. Graças aos bancos públicos, lembrou o deputado, a economia do Brasil enfrentou a crise de 2008. “A privatização é um projeto ideológico e político para atender interesses do mercado privado”, acusa o presidente do SindBancários, Everton Gimenis. A mobilização defendeu também o Banrisul, BRDE e Badesul. "Essas instituições estão sendo fragilizadas", afirmou Zé Carlos.