Frigorífico é interditado em Santa Maria do Herval

Frigorífico é interditado em Santa Maria do Herval

Sistema de refrigeração de amônia gerava risco de acidentes graves

Guilherme Kepler / Rádio Guaíba

publicidade

Auditores Fiscais do Trabalho interditaram nesta sexta feira, o Frigorífico Boa Vista, em Santa Maria do Herval. A interdição é fruto da inspeção realizada nesta semana, que identificou risco grave e iminente de acidentes e doenças ocupacionais. A decisão do Ministério do Trabalho foi comunicada aos diretores da empresa na presença de representantes do Sindicato dos Trabalhadores na Indústrias da Alimentação de Porto Alegre e Região Metropolitana e de membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

Segundo o coordenador do projeto Frigoríficos, Marcelo Naegele, “o sistema de refrigeração por amônia poderia causar acidentes de graves proporções, a exemplo do que ocorreu na última quarta-feira no frigorífico Minerva Foods, de Barretos/SP, no qual 30 pessoas ficaram feridas e uma veio a óbito”.

Além do sistema de refrigeração, uma caldeira e diversas máquinas foram interditadas. Os setores de bucharia limpa, graxaria e expedição, dentre outros, foram interditados em razão da precariedade das condições de saúde e segurança.

A força-tarefa condicionou a desinterdição ao atendimentos de medidas corretivas. Durante a paralisação dos serviços, os 290 empregados devem receber os salários como se estivessem trabalhando normalmente, em razão de disposição da Consolidação das Leis do Trabalho.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895