Na emergência do Hospital Conceição, por exemplo, onde há cerca de 150 pacientes para 50 leitos, as doenças típicas do frio não têm influenciado no volume de atendimento, que tradicionalmente é elevado, informou a instituição. Mesmo assim, a grande demanda observada seria responsável por agravar o quadro clínico de alguns pacientes.
Na unidade do Hospital de Clínicas, que atendia com mais do que o dobro da capacidade na segunda-feira, pessoas aguardavam atendimento em cadeiras dispostas de maneira improvisada nos corredores e na sala de emergência. A grande maioria são idosos.
Na emergência do Hospital São Lucas da PUCRS a situação era similar. O volume de atendimento era quase o dobro da capacidade da unidade. No Hospital Santa Clara, do Complexo Hospitalar da Santa Casa de Porto Alegre, o atendimento era quase três vezes o ideal. A unidade tem apenas 12 leitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Com a queda das temperaturas, também aumenta a procura pelos serviços de abrigo na Capital. No início de junho será lançada a Operação Inverno, que tem como objetivo reforçar o atendimento nas unidades de saúde e também nos abrigos. Na campanha, o número de vagas é ampliado pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). Em Porto Alegre existem três abrigos públicos: O Felipe Diel, o Dias da Cruz e o Albergue Municipal. Com as noites mais geladas, esses locais são mais procurados pelos moradores de rua. A ação seguirá até setembro.