O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, mas nuvens surgem no céu durante o dia. Entre a tarde e a noite o tempo pode se instabilizar com chuva em pontos do Oeste e não se descarta que a instabilidade avance até o Centro do Estado no final do dia.
A chuva, entretanto, somente se generaliza a partir de quinta-feira. A madrugada é menos fria do que a desta terça, mas na Serra e nos Aparados alguns pontos terão marcas ao redor de 0ºC. O destaque do dia será o maior aquecimento diurno, trégua breve do frio, com uma tarde agradável.
As mínimas chegam a 0°C (ou décimos abaixo de zero) em São José dos Ausentes e 1°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem atingir 23°C em localidades na área de Santa Cruz do Sul. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 7°C e 22°C.
O RS amanheceu com marcas negativas nesta terça. Fez muito frio em todas as regiões a ponto de ter geado até em parte de Porto Alegre. A tarde foi amena, entretanto. Fez 20ºC no Centro e no Oeste. Ar mais quente ingressará e garante trégua entre o frio que se registrou e o que se espera nos próximos dias.
O segundo pulso de ar gelado deverá se acentuar na sexta-feira e começava a avançar pelo Sul argentino, provocando forte nevada em Ushuaia, na Terra do Fogo. À medida que o ar polar se desloca para Norte, nevará em grande parte do Centro, Sul e do Oeste da Argentina até o fim da semana.
Na quinta, o ar gelado chega ao Uruguai e já ingressa no Estado, derrubando a temperatura, sobretudo na Metade Sul. A aproximação do ar frio induzirá a formação de frente fria (frontogênese) no Estado com chuva generalizada e que pode ser até forte a torrencial em alguns pontos, não se descartando temporais isolados com risco de ventania e, principalmente, granizo.
Frio dá trégua durante tarde desta quarta-feira no RS
Máximas de 23ºC antecedem queda acentuada da temperatura a partir da quinta-feira