Antes da meia-noite, grande parte do Rio Grande do Sul já estará com marcas de novo abaixo de zero. Em Porto Alegre e na região Metropolitana, são esperadas marcas entre 0ºC e 2ºC no final do dia. Na sexta pela manhã, o frio volta a ser extremo no Estado com geada generalizada e forte, até na área central de Porto Alegre e na costa, com marcas negativas em quase todos os municípios gaúchos e que podem ficar entre -6ºC e- 8ºC nos Aparados, Serra e Noroeste, sobretudo nas baixadas. Porto Alegre pode ter -2ºC a 0ºC nos seus pontos mais frios e a Grande Porto Alegre tende a anotar entre -2ºC e -3ºC nos locais mais frios, não se descartando até -4ºC. A tarde da sexta, contudo, deve ser mais amena. O frio extremo deve durar pelo menos até a manhã de sábado.
Nesta quinta, a estação do bairro Planalto (baixada) em Santa Rosa foi a que registrou a menor temperatura no Estado com impressionantes -7,0ºC. Na rede do Instituto Nacional de Meteorologia, a mínima atingiu -5,5ºC em São José dos Ausentes. Quase todos os 496 municípios do território gaúcho tiveram temperaturas abaixo de zero, com exceção das áreas mais a Leste próximas da costa e das lagoas. Como não existe observação meteorológica na grande maioria, a MetSul conseguiu contabilizar 39 cidades com estações que tiveram marcas abaixo de zero.
No Uruguai, a temperatura também foi extremamente baixa. A mínima ocorreu em Salto, onde os termômetros indicaram -5,0ºC negativos. Outras estações indicaram no território uruguaio -3,9ºC em Mercedes, -3,2ºC em Artigas, -3,0ºC em Young, -1,8ºC em Durazno, -1,6ºC em Florida, -0,6ºC em Melo e -0,4ºC em Rivera, na fronteira.
O frio também foi excepcional no Centro da Argentina. Rosário, em Santa Fé, teve -5,5ºC. Gualeguaychú, no Sul de Entre Rios, registrou -4,7ºC. Em Marcos Juarez, província de Córdoba, a mínima foi de -7,5ºC. Na Grande Buenos Aires fez -2,6ºC em Ezeiza. No Sul argentino, o aeroporto de Bariloche anotou -11,7ºC abaixo. Neve ainda pode ser observada no solo hoje em Tres Arroyos, localidade da província de Buenos Aires que mais registrou neve ontem.
Confira a tabela de mínimas nos municípios