O ITS possibilita o rastreamento online dos ônibus por meio de dispositivos eletrônicos que transmitem os dados de gerenciamento do tráfego para o Centro de Controle Operacional (CCO), do STS. “Teremos cobertura de fiscalização na totalidade das 7 mil viagens diárias, que cruzam por 60 bairros da cidade, durante os sete dias da semana, parada por parada”, salientou o presidente do STS, Régis Born.
O diretor administrativo do consórcio, Antônio Lovatto, destacou que, para os passageiros, o benefício imediato será a melhoria na pontualidade dos coletivos, além do acesso direto aos horários atualizados das linhas através do site da companhia. Em uma próxima etapa, o consórcio projeta disponibilizar os horários das viagens diretamente nos pontos de embarque e desembarque. Lovatto argumentou que a aplicação da tecnologia permitirá maior qualidade, conforto e segurança para a mobilidade de 8,4 milhões de passageiros pagantes transportados mensalmente pela frota do consórcio.
O monitoramento possibilita o acompanhamento em tempo real da localização do veículo, do cumprimento de horários, desvio de rota, além das freadas e acelerações bruscas e também os excessos de velocidade. “O ITS possibilita a troca de mensagens entre os motoristas e o CCO”, frisou. Os veículos também terão mecanismos de segurança, com sistema de alertas e botão de pânico. Também será possível fazer a requisição de pedidos de socorro e de reparos mecânicos.
Lovatto argumentou que o STS é pioneiro na utilização de novas tecnologias. Em 2000, foi o primeiro do Estado a instalar câmeras de segurança na frota. “Os equipamentos colaboraram para a redução das ocorrências de roubo”, frisou. De acordo com Lovatto, há em média um assalto para cada 21 mil viagens realizadas. O presidente afirmou que os delitos normalmente são praticados por dependentes de crack, em busca de recursos para sustentar a compra da droga.