Fumaça trazida pelo vento cobre a Região do Pampa

Fumaça trazida pelo vento cobre a Região do Pampa

Livramento teve céu cinza apesar do bom tempo deste domingo

Jango Medeiros / Correio do Povo

Fumaça trazida pelo vento cobre a Região do Pampa

publicidade

Uma espessa nuvem de fumaça cobriu o horizonte e deixou o céu diferente neste domingo na região da fronteira do Brasil com o Uruguai. Em Livramento, que teve temperatura máxima de 27,7 °C, às 15h, o sol brilhou durante todo o dia, mas a sensação era de que o tempo permanecia nublado desde o amanhecer. O domingo também foi de céu cinza na Capital gaúcha e no Vale dos Sinos.

Saiba mais sobre o assunto no blog da MetSul

O fenômeno é causado pela  fumaça derivada das queimadas que atingem as regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil, além de focos de incêndio na Bolívia, na Argentina e no Paraguai. Alguns cerros verdejantes que circundam a cidade tomaram um tom cinza azulado e outros mais distantes, com a baixa visibilidade, desapareceram da paisagem. 

Pessoas que aproveitavam o domingo para vislumbrar a paisagem do alto do Cerro do Marco, na divisa de Livramento e Rivera, perceberam a presença de resíduos da fumaça na atmosfera. Na última quinta-feira, moradores da fronteira foram surpreendidos com uma estranha chuva de cor negra. 

Um morador que costuma armazenar água da chuva para lavar o pátio da casa estranhou a cor da água e guardou amostras que serão analisadas em Porto Alegre nesta semana. De cor turva, a água também surpreendeu a dona-de-casa Berenice dos Santos. Depois da chuva, ela encontrou no varal algumas peças de roupas brancas com manchas impregnadas no tecido, como uma espécie de fuligem. 

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895