Funcionários paralisam coleta e lixo começa a se acumular em Porto Alegre

Funcionários paralisam coleta e lixo começa a se acumular em Porto Alegre

Servidores alegam falta de pagamento; prefeitura garante que repasses estão em dia

Correio do Povo

Servidores paralisaram atividades na noite de segunda-feira

publicidade

Os funcionários da empresa B.A Meio Ambiente – que realizam a coleta manual de lixo orgânico em Porto Alegre – paralisaram as atividades. Desde a noite de segunda-feira, o lixo não é recolhido e algumas ruas amanheceram com acúmulo de resíduos nas calçadas.

Os servidores alegam que a prefeitura não está realizando os pagamentos. Contudo, a Secretaria de Serviços Urbanos garante que não há atrasos nos repasses. Segundo o secretário Ramiro Rosário, a prefeitura está verificando o problema com a terceirizada. “Seguiremos na busca da solução para o impasse junto à empresa e, tão logo possível, informaremos aos porto-alegrenses sobre os desdobramentos e as medidas tomadas”, explicou Rosário

Segundo o secretário, a B.A. Meio Ambiente já foi multada em R$ 130 mil por problemas no GPS dos caminhões. E a prefeitura não descarta aplicar mais uma multa à empresa caso os funcionários não retornem às atividades. “A paralisação total ou parcial dos serviços poderá acarretar em sanções contratuais à terceirizada”, ressaltou Rosário.

A BA presta serviços de coleta orgânica manual – com caminhão e os garis. Logo, os serviços de coleta automatizada, feita através de contêineres, principalmente na área Central da cidade, e da coleta seletiva não foram afetados. A prefeitura garante que garis e caminhões próprios do DMLU já estão trabalhando desde a madrugada para amenizar o impacto da paralisação.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895