Funcionários retomam atividades, mas coleta de lixo deve ser normalizada apenas na quinta

Funcionários retomam atividades, mas coleta de lixo deve ser normalizada apenas na quinta

Paralisação de um dia deixou lixo acumulado em diversas ruas e bairros de Porto Alegre

Cláudio Isaías

Lixo ainda está acumulado em ruas de Porto Alegre

publicidade

A coleta de lixo em Porto Alegre voltou a ser realizada na manhã de quarta-feira em Porto Alegre após um dia de paralisação. A previsão da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) é de que a retirada de lixo das vias esteja normalizada até a manhã de quinta-feira em toda a cidade.



Os funcionários da B.A Meio Ambiente, uma empresa terceirizada que presta serviço à prefeitura, paralisaram as atividades alegando atraso de salários. Eles impediram a saída de veículos na sede da garagem na zona Norte da cidade. Mesmo com a volta ao trabalho dos funcionários da B.A Ambiente, ainda havia lixo acumulado na manhã de hoje em diversos bairros da Capital, como Petrópolis, Santana, Rio Branco, Floresta, Glória, Humaitá e Navegantes.

Na rua Sete de Setembro, na altura do número 515, no Centro, havia lixo próximo de uma ciclovia. Mesma situação com focos de lixo foi encontrada na calçada da rua Voluntários da Pátria entre as ruas Barros Cassal e Garibaldi. Também não havia sido recolhido o lixo na manhã desta quarta na rua Voluntários da Pátria com a rua Comendador Coruja. No condomínio da Vila dos Papeleiros, na Voluntários da Pátria, uma retroescavadeira realizava o recolhimento do lixo acumulado na região. Na rua São Carlos esquina com a rua Almirante Barroso e na São Carlos com avenida Farrapos, o lixo ainda não havia sido recolhido pelas equipes. Também havia focos de lixo ao longo da avenida Pernambuco, na zona Norte da cidade.


Foto: Alina Souza

O secretário da Smsurb, Ramiro Rosário, disse que além da regularização da coleta manual da empresa BA, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) estava com uma operação especial com 15 equipes próprias agilizar o serviço. "As nossas equipes atuam, principalmente, nas vias de maior fluxo e bairros mais atingidos", destacou. Segundo ele, todos os 47 caminhões da empresa B.A que fazem os roteiros da coleta manual orgânica e os 17 que auxiliam no combate aos focos de lixo estavam nas ruas da cidade desde as 8h.

Uma das 15 equipes próprias do DMLU realizou a coleta de lixo orgânico nas avenidas Campos Velho, Icaraí e Chuí, na zona sul da cidade. Conforme Rosário, as equipes realizaram também a limpeza da avenida Bernardino Silveira Amorim, na zona Norte, onde garis jogaram lixo na via em protesto contra a BA na noite de terça-feira. O local fica próximo à sede da empresa na zona Norte de Porto Alegre.

Rosário disse ainda que é importante reforçar que todo o episódio da paralisação da empresa aconteceu devido a problemas entre a BA e os funcionários. "Não houve e não há qualquer fatura em atraso da prefeitura de Porto Alegre com a prestadora de serviços, que poderá sofrer sanções contratuais pela paralisação indevida".

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895