Funcionamento de comércios, lotéricas e agências bancárias será alterado no Natal
capa

Funcionamento de comércios, lotéricas e agências bancárias será alterado no Natal

Supermercados estarão fechados no dia 25 de dezembro

Por
Jessica Hübler

Funcionamento de comércios, lotéricas e agências bancárias será alterado no Natal


publicidade

O funcionamento dos supermercados, das agências bancárias, das lotéricas e do comércio será alterado no Natal. A Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) informou que no dia 25 de dezembro os supermercados estarão fechados. Nos demais dias, a entidade garante que os estabelecimentos devem funcionar normalmente, sendo que na véspera, dia 24, pode haver horários especiais de acordo com os critérios de cada empresa, principalmente com fechamento mais cedo. A Agas ressaltou que não há um horário padronizado.

Quem pretende comprar os ingredientes para a ceia de Natal no Mercado Público, deve estar atento aos horários de atendimento, que mudam nesta época do ano. Nos dias 20, 21, 27 e 28 o Mercado estará aberto das 7h30min às 20h, meia-hora mais do que a tabela normal. No sábado, 22, o atendimento será das 7h30min às 19h. Já nas segunda-feira, 24, a abertura ocorre às 7h30min e as bancas fecharão, no máximo, às 17h. Algumas bancas poderão fechar antes deste horário.

O atendimento diferenciado também deve se aplicar ao comércio. De acordo com Convenção Coletiva firmada pelo Sindilojas Porto Alegre e Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec), foi estabelecida a seguinte regra para o funcionamento do comércio: no dia 24 de dezembro o horário de trabalho dos empregados do comércio nas lojas de shopping não poderá ir além das 18h. Nas lojas de rua, o horário máximo de trabalho deverá ser 19h. No dia 25 de dezembro, as lojas não poderão funcionar.

Lotéricas fechadas 

As lotéricas não devem funcionar nos dias 24 e 25 de dezembro. Conforme o presidente do Sindicato dos Agentes Lotéricos, Correspondentes Bancários, Comissários e Consignatários do Estado do Rio Grande do Sul (Sincoergs), Marco Antonio Kalikowski, os proprietários de lotéricas têm a liberdade de determinar o horário de funcionamento. "Pelo que estou observando, poucas abrirão no dia 24 e, aquelas que estarão abertas, devem funcionar até o meio-dia", explicou. Segundo ele, no dias 25 os estabelecimentos não devem funcionar.

Quanto às agências bancárias, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) indicou que, no dia 24 de dezembro, os bancos abrem para atendimento ao público em horário especial: em estados com horário igual ao de Brasília, que é o caso do Rio Grande do Sul, o funcionamento será das 9h às 11h. No dia 25 as instituições financeiras não abrem para atendimento. O dia 28 de dezembro será o último dia útil do ano para atendimento ao público, com expediente normal para a realização de todas as operações bancárias solicitadas pelos clientes.

A população, segundo a Febraban, poderá utilizar os canais alternativos de atendimento bancário, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras. Os carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone e etc) vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.

“Mesmo durante feriados, os canais eletrônicos e caixas eletrônicos funcionam normalmente, facilitando a vida do consumidor”, ressalta o diretor-adjunto de operações da Febraban, Walter Tadeu de Faria. Os clientes também podem agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do Débito Direto Autorizado (DDA).