Furg aprova 100% do Enem para ingresso em 2011

Furg aprova 100% do Enem para ingresso em 2011

Decisão foi tomada pelo Conselho Universitário na manhã desta sexta-feira

Carmem Ziebell/Correio do Povo

publicidade

O ingresso da Universidade Federal do Rio Grande em 2011 terá todas as vagas preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), o qual utiliza 100% da nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). A decisão foi tomada em reunião do Conselho Universitário (Consun) da Instituição, na manhã desta sexta-feira. As inscrições para o Enem 2010 terminam hoje, às 23h59min.

A proposta, apresentada pelo reitor e presidente do Consun, João Carlos Brahm Cousin, provocou mais de três horas de discussão. A votação teve como resultado 20 votos favoráveis, uma abstenção e quatro votos contrários.

Também foi discutida e aprovada a experiência iniciada no último processo seletivo de utilizar o Programa de Ação Inclusiva. O projeto tem o objetivo de ampliar, por meio de bônus, o acesso à Universidade de candidatos afrodescendentes, oriundos de escola pública, portadores de deficiência e indígenas.

Na argumentação em favor da utilização do Enem e do Proai, o presidente do Consun lembrou que em 2009 a Furg inovou, modificando o processo de seleção. Foi criado o Programa de Ação Inclusiva e utilizada 50% da nota do Enem como critério classificatório, associado às provas da Instituição.

Segundo os números da avaliação do Proai, a Furg foi procurada majoritariamente por estudantes de escola pública (61%). Na ocupação das vagas também houve predomínio da escola pública (67,2%), com aumento de 2,5% em relação ao ano anterior.

De acordo com índices apresentados, o aproveitamento dos estudantes que participaram do Proai foram 56,7% maior do que o aproveitamento daqueles que não participaram.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895