Furto de fios provoca alteração nos horários da Trensurb

Furto de fios provoca alteração nos horários da Trensurb

Levantamento de empresa aponta mais de 20 ações criminosas somente neste ano

Felipe Nabinger

Trens sofrem alteração de horário por conta de manutenção da linha

publicidade

Alterações nos horários dos trens e aumento do número de pessoas nos vagões vinham sendo sentidas nos últimos dias. Por conta de furto de fios, cabos e sinalizações, frequentes ao longo da linha da Trensurb, usuários relataram atrasos em viagens na semana que iniciou. Foi possível notar também, principalmente a partir da segunda-feira, o aumento do número de passageiros nas composições nos horários de pico, tornando o cenário muito semelhante ao que acontecia antes da pandemia de Covid-19. Nesta terça-feira, a empresa confirmou mudanças nos horários, retomando saídas das composições nos horários de pico da manhã, além da estação Novo Hamburgo, da estação Sapucaia.

Segundo a Trensurb, a medida foi tomada em função dos serviços de manutenção na via, que estão sendo realizados com o objetivo de coibir o furto de cabos. A empresa afirma que a oferta atual de trens não terá alteração, seguindo com 25 trens rodando simultaneamente nos horários de pico, realizando monitoramento constante da situação do sistema e posicionando trens reservas ao longo da via. Essas composições entrarão em operação em caso de necessidade.

Somente neste ano, a Trensurb teve mais de 400 metros de fios e cabos furtados, entre sinalização, energia e aterramento, conforme levantamento da própria empresa. Em quatro meses, foram registrados 20 ataques do tipo, sendo os dois mais recentes na quinta e sexta-feira da última semana no trecho entre São Leopoldo e Sapucaia do Sul. Das duas dezenas de ocorrência, aliás, quase metade foi no trecho. Apenas em abril, ao longo de toda a linha, foram oito furtos.

Pela nova tabela, quem vem da Região Metropolitana encontrará, no início do dia, a partir das 5h até 6h52, saídas de 15 em 15 minutos da estação Novo Hamburgo. Depois, até 7h37, o intervalo de saída reduz para 10 minutos, voltando após o horário de pico para 15 minutos até 20h07. Depois, as partidas passam a ser de 20 a 26 minutos, dependendo do horário. Já das 6h04 até 6h56, composições deixarão a estação Sapucaia, em direção à Capital, de 7 em 7 minutos, reduzindo para 5 das 7h05 às 7h56 e voltando para 7 minutos até 8h26, quando encerram as partidas desta estação.

As partidas da estação Marcado em direção a Novo Hamburgo manterão o intervalo de 15 minutos das 5h às 16h37, reduzindo para 7 minutos até 18h52, quando volta para 15 até 20h07. Após esse horário, o intervalo sobe para 20 minutos, chegando a 26 minutos das 22h07 até o final da operação.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895