Galpões do Acampamento Farroupilha devem ficar prontos até sexta

Galpões do Acampamento Farroupilha devem ficar prontos até sexta

Como ocorre tradicionalmente, estrutura fica no Parque Harmonia, em Porto Alegre

Henrique Massaro

No sábado, Bombeiros iniciam o processo de vistoria dos galpões

publicidade

O sol do último final de semana deu lugar à chuva nestes últimos dias de agosto. Mas, independentemente das condições climáticas, os preparativos não pararam no Acampamento Farroupilha, no Parque Harmonia, em Porto Alegre. A expectativa é de que a maior parte dos galpões esteja pronta até a sexta-feira, já que no sábado começam as vistorias por parte do Corpo de Bombeiros. A averiguação ocorrerá nos piquetes das 365 entidades que participam do tradicional evento na capital gaúcha.

As inspeções dos galpões vão até o próximo dia 6. No dia seguinte, ocorre a abertura oficial do Acampamento. Mesmo assim, algumas atividades já começarão a ser realizadas neste final de semana no Parque.

A conclusão da montagem do galpão no piquete Bucal de Prata, de Viamão, era prevista ainda para ontem, afirma o patrão Nalta Gomes, que participa das festividades desde 1976. Segundo ele, o piquete realizou, ainda no dia 30, uma reunião festiva. A direção do piquete ainda projeta a realização de outras reuniões e churrascos de confraternização até o dia 20, quando se encerra mais uma edição do Acampamento.

Segundo o coordenador de Tradição e Folclore da Secretaria Municipal de Cultura, Giovani Tubino, tudo se encaminha para que, na sexta, os galpões estejam todos finalizados. Ainda segundo ele, espera-se que o público este ano supere o do ano passado, quando mais de 1,2 milhões de pessoas prestigiaram o evento.

O Acampamento Farroupilha reúne piquetes, Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e Departamentos de Tradições Gaúchas (DTGs). A abertura do dia 7 de setembro será marcada pela chegada da Chama Crioula no Parque da Harmonia. A programação conta com gineteadas, competições de laço, rodeio e bailes. O encerramento, no dia 20, contará com desfiles na avenida Edvaldo Pereira, mais conhecida como avenida Beira-Rio. Depois disso, do dia 21 ao dia 30, os piquetes começarão a ser desmontados.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895