Gatos conquistam destaque na Casa do Gaúcho

Gatos conquistam destaque na Casa do Gaúcho

Exposição de felinos recebeu mais de mil pessoas entre sábado e domingo

Heron Vidal

publicidade

Gatos do Brasil, México e Colômbia estiveram em evidência neste final de semana, enquanto não fica pronta a cidade Farroupilha, em obras no Parque da harmonia em Porto Alegre. Entre sábado e este domingo, mais de 1 mil pessoas já visitaram na Casa do Gaúcho, sede da 8ª Exposição Internacional de Gatos Unigat (União de Criadores de Gatos do Brasil).

Admiradores dos bichanos, às 18h30min podem observar 60 gatos de 10 diferenças raças, além dos populares "vira-latas", ou sem pedigree. O propósito do evento, na avaliação da coordenadora da PremieRpet (organizadora da exposição), Amanda Di Paulo, foi permitir às pessoas a visão de outras raças de gatos e reunir os apaixonados e criadores, o que oportuniza troca de conhecimentos.



O foco mais importante da exposição, porém, foi a premiação dos melhores exemplares, com a entrega de troféus. Foram julgados, por juízes da Holanda, México, Colômbia e Brasil, espécimes de cinco categorias, e concedidos prêmios aos três melhores por categoria. Participaram raças como Bengal (lembra o leopardo), Sphynx (gato sem pelo) e Maine Coon (gato gigante), entre outras.

Quem pagou R$ 5,00 para entrar no evento não reclamou do preço e sim do distanciamento. Dona Mara Ayala cria o "Zazu", gosta dos bichanos e veio do bairro Petrópolis para um contato mais próximo com os belos gatos da exposição, o que não aconteceu. "Queria tocar, alisar os bichinhos", reclamou. Thiago Germano, criador do "Floquinho", veio da Vila Nova, mas ficou satisfeito só em ver a beleza dos gatos.

Conforme Amanda, todos os gatos da exposição foram avaliados e examinados por médicos veterinários. Nem fotos com flash foram permitidas, para evitar a irritação e o estresse dos gatos. O contato com pessoas não é permitido devido o risco de transmissão de bactérias e doenças. ""A exposição visa o bem estar dos animais", explicou Amanda.

Somente os donos, e os juízes, puderem pegar os gatos. Todos os bichanos estão expostos em gaiolas plásticas, transparentes no lado externo de contato com o público visitante, e com porta telada no lado do criador. Na área do evento foi instalada uma loja com acessórios e produtos. Veterinários deram orientações e dicas aos criadores.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895