General destaca importância do Exército brasileiro na fronteira com a Venezuela

General destaca importância do Exército brasileiro na fronteira com a Venezuela

General Valério Stumpf Trindade embarcará para Roraima para atuar no acolhimento de imigrantes venezuelanos que chegam no Brasil

Felipe Samuel

General Valério Stumpf Trindade visitou a sede do jornal Correio do Povo

publicidade

Prestes a embarcar para Boa Vista, Roraima, para visitar as tropas do Comando Militar do Sul (CMS) que trabalham na Operação Acolhida, o general Valério Stumpf Trindade destacou nesta terça-feira a importância da presença dos militares na região que faz fronteira com a Venezuela. Desde março de 2018, o Exército atua em Pacaraima, no Norte do Estado, Boa Vista (RR) e Manaus (AM) recebendo imigrantes venezuelanos que entram no Brasil pela fronteira Norte, devido à crise humanitária vivida pelo país vizinho.

Em visita ao Correio do Povo, Stumpf explica que atualmente 500 homens do CMS estão distribuídos em Boa Vista e Pacaraima para fazer o trabalho de acolhimento dos venezuelanos. Nos últimos três anos, cerca de 20 mil venezuelanos foram trazidos para os três estados da região Sul e abrigados em diversos municípios.

"Esse trabalho é importante porque não tem como deixar o pessoal. A gente tem que trazer para o Brasil, e temos tido apoio de diversas organizações não-governamentais, de igrejas, de forma que a gente possa receber esse pessoal que está em situação muito difícil na Venezuela", assinala.

Nos dias 17 e 18 de agosto, o general desembarca em Roraima, onde vai visitar a tropa. Há três anos, os contingentes militares atuam em forma de rodízio na região. "O pessoal foge para o Brasil e nós temos que trazê-los de lá. Eles chegam com carteira de trabalho, documento, em condições de trabalhar e a absoluta maioria já vem empregada", frisa. "É uma operação de sucesso", completa.

Acompanhado do diretor presidente do Correio do Povo, Sidney Costa, e do diretor geral da Rádio Guaíba, Jefferson Torres, Stumpf aproveitou para conhecer a redação do jornal e os estúdios da rádio.

Ao assumir o comando do CMS em meio à pandemia do novo coronavírus, Stumpf garante que o Exército "não parou um dia" para garantir apoio às comunidades do RS, SC e PR durante a vacinação, colaborando na logística de transporte de vacinas e de material de saúde.

"Trouxemos para Porto Alegre o hospital de campanha que foi importante em determinado período. O Exército está comprometido com sua mão amiga para ajudar a comunidade, ajudar o povo gaúcho a enfrentar essa pandemia que acho que já estamos superando", frisa.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895