GHC começa a imunizar profissionais da saúde com a 4ª dose da vacina contra a Covid-19

GHC começa a imunizar profissionais da saúde com a 4ª dose da vacina contra a Covid-19

Imunizante utilizado nos funcionários do grupo será o da Janssen

Felipe Faleiro

Segundo o grupo, 7,2 mil funcionários e residentes já tomaram a terceira dose

publicidade

Iniciou, nesta segunda-feira, a imunização dos profissionais de saúde das unidades do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) com a quarta dose da vacina contra a Covid-19, com o imunizante da Janssen. De acordo com o GHC, atualmente há 7.267 funcionários e residentes imunizados com três doses, de um total de cerca de 9,2 mil. “A ideia da quarta dose, ou a segunda de reforço, é fazer com que a gente aumente a resistência de nossa equipe. Assim, esperamos continuar diminuindo a gravidade da doença entre ela”, diz o diretor técnico do GHC, Francisco Zancan Paz.

Nesta semana, a vacinação abre também aos demais trabalhadores do grupo. Ainda conforme Paz, tem havido um “número importante” de funcionários positivados com a Covid-19, atingindo 41% dos que realizaram algum teste para detecção da doença no último mês de abril. Os índices de contaminação vêm oscilando nos últimos meses, acompanhando uma tendência geral. Em maio deste ano, houve 304 pessoas positivadas no GHC, e em janeiro, eram 992. Já em dezembro de 2021, havia 157. 

“O número de positivados entre os funcionários que fizeram o exame da Covid-19 tem aumentado, entretanto, como temos um grande índice de vacinados, não tivemos muitas hospitalizações. Em 2022, tivemos até o momento apenas quatro colaboradores hospitalizados”, disse o diretor técnico do GHC. Em todo o ano de 2021, de acordo com ele, foram 46 e, em 2020, 86. “Nós observamos que, quanto maior o número de doses a pessoa tomou, mais resistente ela fica a manifestações graves da doença”, observa.

A campanha de vacinação entre os profissionais do GHC iniciou com a primeira dose em 20 de janeiro de 2021, prioritariamente com as equipes da linha de frente contra a Covid-19, e com doses da Coronavac. Os reforços da 3ª dose iniciaram em 1º de outubro, com o imunizante da Pfizer, inicialmente aos funcionários da emergência, UTI e unidades de internação Covid-19 do Hospital Conceição e UPA Moacyr Scliar, também mantida pela instituição.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895