Golfinhos surpreendem cientistas em “show” na costa gaúcha

Golfinhos surpreendem cientistas em “show” na costa gaúcha

Tamanho do grupo nas proximidades da Ilha dos Lobos chamou atenção de pesquisadores

Correio do Povo

Golfinhos foram avistados perto da Ilha dos Lobos, em Torres

publicidade

Mais de 500 golfinhos foram avistados próximo à Ilha dos Lobos, em Torres, na manhã desta quarta-feira. A espécie, por apresentar diversas pintas no corpo e ocorrer apenas no Oceano Atlântico, é conhecida pelos pesquisadores por golfinho-pintado-do-Atlântico. Embora já registrado anteriormente na costa gaúcha, chamou atenção dos pesquisadores o tamanho do grupo avistado. Possivelmente, é o maior já registrado em águas brasileiras. Os maiores grupos até então registrados tinham cerca de 200.

Os golfinhos-pintados-do-Atlântico foram avistados pelos pesquisadores durante uma saída de campo embarcada do projeto coordenado pelo Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul (Gemars), que visa documentar a diversidade de mamíferos marinhos no Litoral Norte, incluindo a região no entorno do Refúgio de Vida Silvestre da Ilha dos Lobos, em frente a Torres.

O litoral gaúcho abriga o maior número de espécies de baleias e golfinhos do Brasil. Existem registros comprovados de 35 das 45 espécies de baleias e golfinhos conhecidas no país.

“Como a espécie tem preferência por águas mais tropicais, o registro certamente tem relação com as águas quentes da Corrente do Brasil, registrada com mais força no litoral gaúcho neste início de ano”, destaca o professor da Universidade Estadual do RS e presidente do Gemars, Paulo Henrique Ott, que estava procurando baleias Orca quando avistaram o cardume. “É um grande acontecimento”, resumiu. “Eles saltavam no mar, dando um verdadeiro show aos emocionados espectadores.”

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895