Governo acelera ingresso de novos professores no magistério estadual

Governo acelera ingresso de novos professores no magistério estadual

Grande parte dos 5,5 mil aprovados no último concurso devem começar a atuar até novembro

Wagner Machado / Correio do Povo

publicidade

Baseado na iniciativa da Brigada Militar que deu celeridade na contratação de 2,5 mil novos brigadianos, o governo do Estado criou um modelo especial para agilizar o processo de nomeação e posse dos 5,5 mil professores aprovados no último concurso para o magistério. Através da Secretaria de Administração e Recursos Humanos (SARH), grande parte deve começar a lecionar e receber o salário já no próximo mês. Os profissionais, chamados em Porto Alegre e também no Interior, foram divididos em grupos de 1,1 mil, e a primeira leva já foi nomeada na primeira quinzena de outubro. A cada 15 dias novos servidores devem ser contemplados.

Para que os 5,5 mil professores sejam beneficiados até janeiro de 2013, antes mesmo da posse os docentes já terão passado por exames médicos, seguido da análise pela perícia médica, com laudo publicado, além de apresentar os documentos necessários. De acordo com a secretária Stela Farias, anteriormente os exames eram feitos após a posse, para posterior perícia médica e laudo de aptidão. “Antes, o professor levava de quatro a nove meses para receber o primeiro salário. Agora, isso não ocorrerá mais pois vencemos a burocracia”, comemorou.

Segundo a titular da SARH, a cada dia 110 novos servidores estão sendo chamados para iniciar as etapas de contratação e depois assumirem a função. Os primeiros 1,1 mil tomam posse nos dias 30 e 31 deste mês, em cerimônia na Academia da Brigada Militar. “Esperamos que em novos concursos a mesma medida inovadora também seja implantada. Com isso, todos ganham. Neste caso, principalmente a comunidade acadêmica que terá todos os professores em sala de aula para o próximo ano letivo”, afirmou ao lembrar que mesmo com dificuldade na área de recursos humanos é possível encontrar solução para melhorar a vida do cidadão.

Bookmark and Share

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895