Governo do RS aluga contêineres para até 400 corpos em reforço ao DML

Governo do RS aluga contêineres para até 400 corpos em reforço ao DML

Equipamentos deverão receber vítimas de mortes violentas, como crimes e acidentes de trânsito

Christian Bueller

publicidade

O governo do Rio Grande do Sul alugou, por três meses, oito contêineres com capacidade para até 400 corpos. A medida integra as ações de combate do Executivo estadual contra a Covid-19, mas os espaços não serão destinados a vítimas da doença. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP/RS), os locais, refrigerados, abrigarão cadáveres de pessoas que tiveram mortes violentas, como acidentes de trânsito, homicídios e suicídios.

Desde abril, quando foi divulgado o aluguel, a SSP/RS reitera que, apesar de se tratar de um plano de contingências para enfrentar a pandemia, o fluxo de mortos pelo novo coronavírus continuará sendoconduzido por hospitais, que declaram o óbito, e do serviço funerárioque encaminha sepultamento. A medida de precaução foi pensada ainda no começo do ano como suporte ao necrotério do Departamento Médico Legal (DML) em Porto Alegre, e dos postos médicos-legais do interior do Estado, caso as mortes por conta da pandemia aumentassem a demanda. Atualmente, o RS tem cerca de 700 funerárias.

Os contêineres, divididos entre os de três e os de seis metros de comprimento, têm capacidade para 40 a 50 corpos cada. Por motivo de segurança, o local onde os equipamentos estão não foi divulgado. O contrato tem custo mensal de R$ 15,4 mil e poderá ser renovado.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895