Governo do RS deve publicar segundo decreto de emergência coletivo

Governo do RS deve publicar segundo decreto de emergência coletivo

Defesa Civil já homologou 28 pedidos, incluindo os de Rio Grande e Rio Pardo

Ananda Müller / Rádio Guaíba

Rio Grande do Sul deve publicar segundo decreto de emergência coletivo

publicidade

A Defesa Civil gaúcha já contabiliza 67 decretos de emergência oriundos de cidades atingidas pelas chuvas, desde 7 de outubro. No total, 28 cidades já tiveram os pedidos homologados: 26 dentro de um decreto coletivo e outros dois (Rio Grande e Rio Pardo) em função de encaminhamentos individuais, reconhecidos em nível estadual. Após novas chuvas, outras 39 cidades já encaminharam os pedidos e a Defesa Civil trabalha no acompanhamento e preenchimento de pré-requisitos para que a ajuda emergencial seja providenciada.

Em uma entrevista coletiva no fim da tarde, o governador José Ivo Sartori deve incluir 35 delas em um segundo decreto de emergência coletivo Para que um decreto seja reconhecido, a prefeitura precisa comprovar prejuízos no setor público na casa de 2,77% da receita corrente líquida anual ou 8,33% da mesma receita para avarias no setor privado.

A Defesa Civil mantém o número de 124 cidades atingidas pelas chuvas, independentemente dos pedidos de emergência. O total equivale a 25% do total de 497 municípios do Rio Grande do Sul. No total, já são 158,7 mil gaúchos atingidos pelas intempéries. Pelo menos 37,5 mil residências passaram por avarias e 7,5 mil famílias seguem desabrigadas ou em casas de amigos e parentes.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895