Governo fecha acordo com portuários para suspender paralisação

Governo fecha acordo com portuários para suspender paralisação

Categoria paralisou as atividades em protesto contra Medida Provisória que reestrutura transporte hidroviário

Agência Brasil

publicidade

O governo federal e representantes dos trabalhadores do setor portuário fecharam nesta sexta-feira um acordo para suspender as greves nos portos do país até o próximo dia 15 de março, período em que serão negociadas alterações na Medida Provisória (MP) 595/2012, que estabelece novo marco regulatório para o setor.

A negociação, encerrada no início da tarde no Palácio do Planalto, foi feita pelo ministro da Secretaria Especial de Portos, Leônidas Cristino. Segundo ele, o governo concordou em suspender licitações dos portos até a data acordada com os trabalhadores, apesar de garantir que não havia licitações previstas até lá. No entanto, o ministro disse que os estudos para o início desse processo estão mantidos. Cristino não descartou mudanças no texto da MP. “Não temos intenção de mudar a essência do texto, mas estamos abertos à negociação”, garantiu.

Os representantes dos trabalhadores comemoraram o resultado da paralisação desta sexta e consideraram essencial para a abertura de negociações com o governo. No Rio Grande do Sul, cerca de 50% dos trabalhadores de seis portos aderiram à mobilização. Segundo o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho da Força, presidente da Força Sindical, 36 portos em 12 estados participaram do ato. “A greve foi o sucesso. Nossa dificuldade era ter o diálogo e conseguimos abrir este canal”.

Com o acordo, está suspensa a paralisação prevista para a próxima terça-feira, conforme estratégia que havia sido aprovada pelos trabalhadores para pressionar o governo. A próxima rodada de negociação ocorrerá na próxima sexta-feira, dia 28, com a participação do relator da MP, senador Eduardo Braga (PMDB-AM).

Bookmark and Share


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895