* Veja aqui os locais de prova
Os dois dias de prova cobrarão 90 questões cada, mais uma redação dissertativa. As questões exigidas serão de quatro áreas: ciência da natureza; ciências humanas; linguagens e códigos (o que inclui perguntas de inglês ou espanhol) e matemática. As provas são do tipo objetivas, ou seja, com questões de múltipla escolha.
Cartões de inscrição
Apesar da greve, os Correios afirmaram ter uma operação especial para entregar os cartões de inscrição no Enem para os estudantes. O mesmo vale para as provas, que também são distribuídas pela empresa por todo o Brasil.
O Enem será dividido em dois dias – o primeiro, em 22 de outubro, com quatro horas e meia de duração. O segundo, no dia 23, terá cinco horas e meia.
Provas
O início das provas está marcado para as 13h, e recomenda-se aos candidatos chegar com uma hora de antecedência, às 12h, quando abrem os portões dos locais de exame. É obrigatória a apresentação de documento de identidade original - o RG pode ser substituído pelo passaporte, carteira de habilitação ou certificado de reservista.
De acordo com o edital, o estudante só poderá começar o Enem após ler as instruções contidas no caderno de questões, no cartão-resposta e na folha de redação. Só será permitido o uso de caneta preta, fabricada em material transparente. Está proibido o uso de lápis, caneta vermelha ou azul.
O Inep disponibilizou um site com informações completas sobre o Enem para os estudantes.