Governo libera crédito para empresas atingidas por temporal no Estado

Governo libera crédito para empresas atingidas por temporal no Estado

Tarso Genro visita Porto Xavier, Porto Lucena e Santo Cristo

Correio do Povo

Governador desembarcou em Santa Rosa, de onde partiu para Porto Xavier

publicidade

O governador Tarso Genro iniciou na manhã desta sexta-feira a visita a três cidades do Noroeste atingidas pelos temporais e chuvas de granizo do começo da semana: Porto Xavier, Porto Lucena e Santo Cristo. Os municípios estão entre os 21 que já decretaram situação de emergência. Ao desembarcar de avião em Santa Rosa, Tarso afirmou que a liberação de crédito para micro e pequenas empresas afetadas pelas intempéries será facilitado.

O processo para acessar o Programa Gaúcho de Microcrédito será desburocratizado para que ocorra mais rápido. Também haverá carência de 60 dias para quem já contratou ou ainda irá contratar empréstimos. Os juros são de 0,64 % ao mês. Além disso, estão sendo encaminhadas cestas básicas e telhas para as localidades que registraram estragos.

Tarso foi de avião até o município, onde embarcou em um helicóptero para Porto Xavier. Após, percorre Porto Lucena e Santo Cristo e retornar à Santa Rosa, de onde deve partir no começo da tarde. A ideia é verificar como a população está sendo atendida e conversar com prefeitos para saber o que é preciso fazer para garantir agilidade na reconstrução das cidades. O Piratini também já solicitou recursos do governo federal para auxiliar os moradores prejudicados.

Porto Lucena teve 2,6 mil casas danificadas pela queda de granizo, o que corresponde à quase totalidade dos imóveis da cidade, de menos de 6 mil habitantes. Além das casas, os sistemas de abastecimento de luz, água e telefonia foram prejudicados pelo temporal. As perdas nas lavouras em alguns locais chegaram a 100%.

Até a manhã de hoje, a Defesa Civil já recebeu 21 decretos de situação de emergência e 17 Notificações Preliminares de Desastre (NoPreds). Os decretos foram encaminhados de Arvorezinha, Boa Vista do Cadeado, Bozano, Campina das Missões, Cruz Alta, Espumoso, Giruá, Inhacorá, Itapera, Pejuçara, Palmeira dos Missões, Panambi, Porto Lucena, Porto Xavier, Santa Rosa, Santo Augusto, Santo Cristo, São Luiz Gonzaga, São Valério do Sul, Soledade e Viamão.

Os NoPreds foram recebidos de Alegria, Cândido Godói, Canguçu, Cerro Grande do Sul, Constantina, Colorado, Esteio, Ibirubá, Itapuca, Mormaço, Não-Me-Toque, Novo Xingu, Porto Vera Cruz, Sarandi, Sertão Santana, São Jerônimo e Sentinela do Sul.

A estimativa da Defesa Civil é que chega a 123.577 mil o número de pessoas atingidas pelas chuvas e granizo, com 23.218 mil pessoas fora de casa – 10.102 mil desalojadas (foram para residências de parentes), 10.716 mil desabrigadas (estão em locais públicos) e 2.400 deslocadas (saíram e voltaram).

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895