Geral

Governo pede urgência para PL que regulamenta o Uber na Capital

Matéria poderá ser analisada pelo plenário já na volta do recesso, em agosto

Aplicativos como Uber podem ser regularizados em agosto, na Capital
Aplicativos como Uber podem ser regularizados em agosto, na Capital Foto : Tiago Medina / Especial CP
Líder do governo na Câmara de Porto Alegre, o vereador Kevin Krieger (PP) protocolou nesta quarta-feira um requerimento de urgência para agilizar a votação do projeto que regulamenta o transporte individual de passageiros por aplicativos digitais, como o Uber e o WillGo, por exemplo. A partir do pedido de prioridade, o requerimento pode ser votado em plenário, agilizando a matéria se for aprovado.

Neste caso, as comissões permanentes da Casa terão cinco dias para votar um parecer conjunto sobre o projeto, sendo que podem ser apresentadas emendas até o terceiro dia. O texto precisa, sobretudo, do aval da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que pode barrar a tramitação se entender que ele é inconstitucional. Passada essa etapa, o projeto passa a ter condições regimentais de ser votado em plenário.

Como a partir da próxima semana a Câmara entra em recesso, a votação da urgência só vai ocorrer após o término deste período, a partir de 1º de agosto.

Regulamentação

O projeto encaminhado à Câmara, após seis meses de elaboração, já recebeu o aval jurídico de entidades como o Ministério Público. Caso aprovado pela maioria dos vereadores, aplicativos de carona paga, como Uber e WillGo, deixam de ser classificados como clandestinos. Algumas exigências, que ainda podem ser alteradas através de emendas, são o pagamento ao poder público de taxa mensal de R$ 182,50, por veículo, e mais 5% sobre cada corrida. O texto exige, ainda, identificação especial nos carros, vistorias periódicas e disponibilização dos cadastros de motoristas à Prefeitura.